Universidade nos Estados Unidos recebe doação de mais de 180 mil gibis

A expectativa é que leve quatro anos para que toda a coleção seja devidamente catalogada

Gary Watson, um colecionador do estado de Ohio, doou para a Universidade da Carolina do Sul sua coleção de histórias de quadrinhos com mais de 180 mil edições. A coleção também inclui livros e outros itens – estima-se que o material valha cerca de US$2,5 milhões.

O acervo conta com algumas raridades em seu catálogo, como edição #1 de Vingadores, de 1963 e histórias que mostram as primeiras aparições de Pantera Negra, Batman, Homem de ferro e Homem-Aranha. Parte da coleção será exposta na Thomas Cooper Library no dia 29 de agosto, ao lado de diversos eventos da própria universidade. Entre eles, palestras com autores e artistas de histórias em quadrinhos.

Algumas das raras edições presentes na coleção de Gary Watson Foto: Reprodução / Post and Courier

Gary Watson começou a coleção em 1958 e continuou adquirindo novos exemplares até 2010, quando se aposentou. O colecionador conta que não passava por sua cabeça dividir a coleção ou vendê-la para outros colecionadores, mas ao entrar em contato com algumas pessoas da universidade decidiu que essa seria a melhor opção.

David Shay, responsável pela catalogação do setor de livros raros e coleções especiais da universidade, disse que “histórias em quadrinhos são um reflexo real dos interesses e das ansiedades do povo americano e pesquisadores podem aprender com as atitudes de contemporâneos em relação a política, raça e gênero”.

Breno Silva – 6° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s