Economia

Em pesquisa Ibope, 59% das pessoas são a favor da Reforma da Previdência

Análise também conclui que apesar da maioria ser a favor, 51% são contras as propostas feitas pelo governo

Análise também conclui que apesar da maioria ser a favor, 51% são contras as propostas feitas pelo governo

A pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ibope divulgou nesta quarta-feira (8) pesquisa que analisa o que os brasileiros pensam em relação a Reforma da Previdência. 59% da população reconhece que a previdência precisa ser reformada, no entanto, 51% são contra as propostas dadas pelo governo.

comercio_em_sao_paulo
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Foi analisado também que apenas 6% dos entrevistados possuem amplo conhecimentos prováveis mudanças. Embora a maioria das pessoas ouvidas concorde com a adoção de uma idade mínima, 72%, é grande a parcela dos que defendem aposentadoria em idades muito baixas. 33% dos entrevistados votaram que a aposentadoria deveria ser entre 56 e 60 anos, já 25% afirmam que a idade poderiam ser entre 51 e 55 anos.

O Ibope analisou também que 59% dos brasileiros acham injusto pessoas que se aposentam mais cedo recebam menos daqueles que aposentam mais tarde. Eles afirmam que a aposentadoria deveria variar de acordo com a idade.

Segundo o cientista político Guilherme Carvalhido, se as propostas fossem mais amenas, teria uma maior aceitação da população.

“O problema está no modelo apresentado pelo governo, que foi considerado ruim pela maioria da população, pois a reforma reduz direitos, o que desagrada a parte significativa da opinião pública. Mas acho difícil ter um consenso entre o governo e a população”, analisa o especialista.

A redação da Agência UVA também ouviu a opinião pública. Para o vendedor Bruno Vilardo, a reforma é necessária para balancear o gasto com a previdência, tendo em vista que as pessoas estão vivendo mais, Ele diz que em 2015, a expectativa era de 75 anos e em 1940 ,era de 45 anos. Com isso, para ele a reforma precisa acompanhar esta mudança.

“Hoje, a pirâmide está se invertendo: os gastos com aposentados são muitos, enquanto não tem trabalhador para arcar com tudo isso. Com a reforma aprovada, o governo não vai precisar gastar muito, pois mais empresas irão confiar no país, aumentando a contratação e gerando renda”, explica Bruno.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas 126 municípios entre os dias 12 e 15 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos, e o grau de confiança é de 95%.

 


Tainá Valiati – 7° período 

 

 

 

0 comentário em “Em pesquisa Ibope, 59% das pessoas são a favor da Reforma da Previdência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s