Geral

Brasileiros são vítimas de xenofobia em universidade de Portugal

Estudantes portugueses oferecem pedras como 'souvenir' para atirar em brasileiros

Estudantes portugueses oferecem pedras como ‘souvenir’ para atirar em brasileiros

Cartazes com dizeres xenofóbicos contra estudantes brasileiros foram espalhados pelo campus da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, nesta segunda-feira (29). O caso gerou reação nas redes sociais, onde os universitários brasileiros fizeram denuncias compartilhando os casos de preconceitos sofridos na capital portuguesa, e fotos dos cartazes e caixas encontrados na faculdade.

As placas e caixas espalhadas pela faculdade incitavam a violência contra os alunos vindos do Brasil, oferecendo pedras “gratuitas” para que fossem atiradas nesses estudantes. Em um dos cartazes colados, acompanhado de um recipiente com pedras, dizia a seguinte frase “Grátis se for para atirar a um zuca (que passou à frente no mestrado),” sendo zuca, um termo pejorativo usado para se referir a brasileiros (brazucas) em Portugal.

Cartazes xenofóbicos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Foto: Reprodução/Instagram)

Os cartazes forem retirados imediatamente por ordem da direção da universidade. Segundo o Estadão, António Cruz Serra, reitor da instituição, deu inicio a um processo disciplinar contra os alunos responsáveis pelos ato.

A estudante de cinema Carolina Santos, 20 anos, vive em Portugal, e afirma que sente o preconceito dos portugueses com o Brasil como algo direto. “Eu nunca sofri xenofobia pessoalmente, mas escuto comentários como ‘brasileiro fala muito alto’ e coisas do tipo. E sei que no fundo não gostam muito de nós , acham que a gente vem aqui roubar o emprego deles, porque esse assunto sempre vem à tona. Além disso, já presenciei um caso de racismo no mercado, em que uma senhora estava comentando que alguém ‘era do Brasil, aquele país dos pretos.'”

Os alunos brasileiros da Universidade de Lisboa estão organizando um ato contra xenofobia na capital portuguesa, hoje (02) na porta da faculdade.

Ana Carolina Oliva – 9° período

0 comentário em “Brasileiros são vítimas de xenofobia em universidade de Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s