Danilo Santos
Apesar de o termo parecer ser usado para a venda interna de produtos e serviços nas empresas, endomarketing é, na verdade, uma forma de utilizar várias ferramentas e estratégias de Marketing voltadas para os funcionários de uma determinada corporação ou estabelecimento. Ele é aplicado quando se trata, por exemplo, de treinamento, plano de carreira e práticas de comunicação.
Alta rotatividade, desmotivação, faltas frequentes e ruídos na comunicação são alguns dos vários outros comportamentos que muitos funcionários de grandes e pequenas empresas demonstram e que devem ser corrigidos pelos setores responsáveis, visto que esses comportamentos geram reflexo em toda a empresa e consequentemente aos clientes.
Acabar com esses comportamentos pode parecer algo difícil para os empresários, gerentes e supervisores. Mesmo sendo complicado, é um mal que deve ser vencido, mas isso só ocorre quando há uma análise interna na empresa que seja planejada, desenvolvida e aplicada a partir de um plano de comunicação e ação.
Em entrevista com o Coordenador do curso de Marketing da Universidade Veiga de Almeida, Alfredo Boente (foto), os benefícios do endomarketing são destacados. “Existem inúmeros benefícios na adoção do endomarketing. Alguns são a redução de turnover, o aumento da motivação e engajamento dos colaboradores, a eliminação de ruídos na comunicação interna, entre outros aspectos”, diz.
Leia a entrevista na íntegra:
Agência UVA: Essa prática também pode ser adotada por empresas de pequeno e médio porte?
Alfredo Boente: Sim. Independe do porte da empresa.
Agência UVA: Por que algumas organizações apresentam problemas na implementação deste recurso?
AB: Muitas das vezes está diretamente relacionado com a falta de comprometimento da alta gestão no processo de implementação do sistema.
Jovem aprendizes da Coca-Cola. Empresa é uma das referências apontadas por Alfredo Boente. Foto: Mirian Fichtner
Agência UVA: Como algumas empresas devem lidar com a dificuldade de introduzir o endomarketing?
AB: Sugiro contratar uma empresa de consultoria especializada em endomarketing para que a sua implementação decorra de forma correta e progressiva visando a minimização de impactos negativos. Não esqueça que o ser humano por natureza é resistente a mudanças.
Agência UVA: O “Turnover” pode ser evitado com práticas de endomarketing?
AB: Claro. Funcionário satisfeito trabalha mais e melhor. A rotatividade de colaboradores diminui significativamente.
Agência UVA: Por que ainda há uma grande resistência das empresas em não adotar iniciativas de Endomarketing?
Alfredo Boente: Talvez pelo fato de não ter esclarecimento suficiente dos retornos positivos que o endomarketing proporciona à empresa.
Agência UVA: E para a Sociedade, o que o Endomarketing pode propor?
AB: Produtos e serviços sendo produzidos com a efetiva qualidade, simplesmente porque os colaboradores estariam satisfeitos no seu ambiente de trabalho.
Agência UVA: Os clientes podem saber dessas práticas de Endomarketing ou deve ser algo oculto?
AB: Acho que não tem uma receita de “bolo” pra isso. O que importa para o cliente é ter um produto ou prestação de serviço realizados com o devido valor que deve ser percebido pelo cliente, que, por mais que não seja apenas vinculado a questão da qualidade, assim o cliente o vê.

Agência UVA: O endomarketing mantem ou desenvolve talentos?
AB: Desenvolve talentos. Os talentos que já existem são arrebanhados no processo de implementação do mesmo, tornando-os mais satisfeitos com suas atividades laborais.
Agência UVA: Quais departamentos uma empresa deve utilizar no desenvolvimento e ação do Endomarketing?
AB: Qualquer departamento. Preferencialmente, todos.
Agência UVA: Você tem alguma referência de empresas com práticas de Endomarketing?
AB: Coca-Cola, Souza Cruz, White Martins etc.
Danilo Santos – 4° Período
Muito bom, gostei muito do conteúdo!