Educação

Especialistas em educação discorrem sobre o homeschooling

O tema permite um debate amplo entre opiniões discordantes e favoráveis, pontuando os prós e os contras dessa prática

O tema permite um debate amplo entre opiniões discordantes e favoráveis, pontuando os prós e os contras dessa prática

De acordo com a doutora em educação Andrea Ramal, as famílias que são adeptas desse método de ensino, enxergam obstáculos nas modalidades convencionais de educação. “Para eles, em vez de estimular, a escola inibe a criatividade, não forma pessoas empreendedoras e desestimula o interesse de aprender, com sua didática obsoleta e conteúdos distantes da realidade”, exemplifica. Apesar disso, ela não acredita que o homeschooling seja a melhor alternativa. O diálogo é fundamental, por mais firmes que sejam as convicções dos pais.

Referente a regulamentação, ela acredita que a prática tenha mais chances de funcionar de modo efetivo em famílias que tenham uma formação acadêmica e cultural mais sólida. “Essa é uma questão que preocupa porque, no Brasil, não temos toda a população com uma boa formação acadêmica para definir, por exemplo, currículo, organização dos estudos e correção de redação. É arriscado e a criança pode sofrer ao não receber todo conteúdo que precisará para usar no futuro”, conclui.

A educadora também ressalta que existem instituições que possuem modelos educacionais antenados com a atualidade e que são capazes de serem parceiras na educação das crianças. Ela vê a personalização da educação como um dos benefícios da prática, em que a criança segue um currículo formal, mas também recebe ensinamentos sobre outros conteúdos. No entanto, Andrea afirma que é necessário ter muita disciplina e contar com pessoas que possuam uma formação qualificada.

student-1571488_960_720
As opiniões entre os especialistas sobre o tema é bastante heterogênea. Foto: Pixabay

A doutoranda em educação Fabiana Pimentel defendeu sua tese de mestrado em 2014,  com a abordagem das questões jurídicas que englobavam o homeschooling na época. Atualmente, o tema de pesquisa do seu doutorado também é o ensino domiciliar. Diante de muito estudo e pesquisa, ela percebeu algumas regularidades nas características que dizem respeito às famílias adeptas do método de ensino: a preocupação dos pais com o real aprendizado dos filhos, a cultura elevada – não referente à classe social mas o interesse em leitura, arte, idiomas – , são pessoas ativas na educação dos filhos que não terceirizaram isso para escola e aplicam um ensino personalizado que busca métodos mais adequados para cada criança.

Entre os pontos positivos, ela cita o respeito ao ritmo de aprendizagem, a flexibilidade de horários e o benefício às pessoas autodidatas.  Apesar de considerar válida a regulamentação dessa prática, Fabiana não acha que o homeschooling seja para todos, assim como o ambiente escolar não é para todos. “As pessoas não são iguais. Ele vem para atingir pessoas que se identifiquem com ele. Uma liberdade de ensino que precisa ser observada e que o mundo escolarizado não tem capacidade de compreender”, afirma. É uma decisão pessoal a avaliação da possibilidade de se adotar o homeschooling como prática de estudo na família.

Em suma, o debate sobre a questão do ensino domiciliar é muito amplo. Existem opiniões favoráveis e também aquelas que são contrárias. A forma que essa futura regulamentação se consolidará no Brasil apenas poderá ser observada com o tempo. E ainda assim, haverá muito do que se discutir sobre esse assunto.

Ana Carolina Aguiar – 6º período

 

1 comentário em “Especialistas em educação discorrem sobre o homeschooling

  1. Pingback: Homeschooling é prioridade nos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s