Cinema

“Dumbo” aposta no lúdico de Tim Burton

O mais recente lançamento da Disney em live-action, Dumbo, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (28)

O mais recente lançamento da Disney em live-action, Dumbo, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (28)

Com base na história infantil escrita por Helen Aberson e ilustrada por Harold Pearl, o clássico “Dumbo” estreou em 1941. Quarta animação da Disney, foi feita na esperança de salvar o estúdio da falência após dois fracassos de bilheteria seguidos: Pinóquio e Fantasia, ambos de 1940. Quase 80 anos depois, a história do bebê elefante orelhudo que voa é revisitada, porém, em uma situação bastante diferente. Não há falência, apenas nostalgia.

“Dumbo” (2019), dirigido por Tim Burton, traz de volta o universo lúdico do circo, mas com alguns recados. A trama conta a história de Holt Farrier (Colin Farrell, Minority Report e Animais Fantásticos e Onde Habitam), um artista recém chegado da guerra. Ao retornar ao picadeiro onde vivia: muitas mudanças. Uma delas é a precária situação financeira que a trupe se encontra, motivo pelo qual seu número original foi cortado e por isso, agora cabe a ele, junto de seus filhos Milly (Nico Parker) e Joe (Finley Hobbins), cuidar da Senhora Jumbo e seu bebê.

Dumbo 2
Dumbo, em sua versão CGI, apesar de não falar, é bastante expressivo Foto: Divulgação

Dumbo, ao ter seu talento descoberto pelos irmãos Milly e Joe, logo se torna a principal atração do circo. O sucesso chama a atenção do empresário circense V. A. Vandevere (Michael Keaton, Birdman e Spotlight – Segredos Revelados), que junto da artista francesa Colette Marchant (Eva Green, Penny Dreadful e O Lar das Crianças Peculiares), chega para fazer de Dumbo uma estrela. O bebê, apesar de deprimido, aceita se apresentar ao público, mesmo depois das ofensas devido as suas grandes orelhas, na esperança de que, com a ajuda da família Farrier, possa reencontrar sua mãe.

Colin Farrell
Colin Farrell, Nico Parker e Finley Hobbins em cena de “Dumbo” (2019) Foto: Divulgação

Em certo ponto, a história de Dumbo e das crianças Farrier se assemelham, o que facilita o entrosamento entre os personagens e a identificação do público. Os três sentem a falta da família. Dumbo, por ter sido separado da Senhora Jumbo; as crianças, pelo falecimento da mãe, enquanto o pai estava na guerra. Com relação à Milly, o paralelo é ainda mais forte. Ela é depreciada por aspirar outros sonhos, que não o de se tornar uma artista circense, assim como Dumbo é por suas orelhonas – ao menos antes de o verem voar com elas.

Dumbo The Movie
Visual é um dos pontos fortes do longa Foto: Divulgação

O roteiro em si é bastante simples, embora se proponha a passar algumas mensagens, principalmente, com relação ao tratamento dado aos animais em circos ao longo do tempo. Vale lembrar que a história se passa na década de 20. A falta de complexidade funciona, quando se leva em conta que, apesar de live-action, esse ainda é um filme infantil. Entretanto, as motivações dos personagens humanos são deixadas de lado, explicação que faz falta na trama assinada por Ehren Kruger (O Chamado e O Suspeito da Rua Arlington).

Dumbo And Eva Green
Eva Green encanta em cenas com o bebê elefante Foto: Divulgação

O elenco, por sua vez, é impecável. Farrell e Green têm um bom entrosamento em cena, assim como Keaton e Danny DeVito (Irmãos Gêmeos e Batman: O Retorno), que interpreta o dono do picadeiro, Max Medici. Ambos são representados de forma caricata, o que garante o tom cômico das cenas. Em comparação à animação original, a trama de “Dumbo” (2019) pode ser definida como mais aventureira e ousada, o que pode ser percebido na cenografia, na fotografia e na trilha. Na atual leva de live-actions do estúdio, vale a pena conferir mais esse.


Andressa Gabrielle – 8º Período

1 comentário em ““Dumbo” aposta no lúdico de Tim Burton

  1. Pingback: “Shazam” tem narrativa sarcástica e divertida | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s