Suspensão da avaliação de alfabetização é revogada pelo Ministério da Educação

Decisão assinada e publicada no Diário Oficial na terça-feira (26) tem entre seus assuntos a avaliação da alfabetização de crianças, que seria feita apenas em 2021

Após ser anulada por Ricardo Veléz Rodríguez e gerando polêmicas, a suspensão da avaliação de alfabetização se desencadeou no pedido de demissão da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Tania Leme de Almeida, que não foi previamente consultada sobre a decisão do governo. A medida também atingiu outros representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

MEC

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é importante para as escolas Foto: Reprodução / MEC

A medida anterior, publicada na segunda-feira (25), estipulava dentre vários itens a medição da qualidade da alfabetização das crianças, que só seria feita a partir de 2021. De acordo com o Inep, este prazo foi estabelecido em função da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da nova política de alfabetização.

Segundo o portal de notícias G1, o Inep não respondeu qual o motivo da revogação da portaria sobre o Saeb. Também não informou quando haverá a publicação das novas regras do exame.


Eric Macedo – 8º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s