Prosul: novo fórum de desenvolvimento regional nasce na América do Sul

Chefes de Estado da América do Sul assinam documento para iniciar o processo de criação do bloco

O encontro nesta sexta-feira (22) entre os líderes sul-americanos terminou com a assinatura da Declaração de Santiago. O acordo foi selado pelos representantes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador e Guiana. O documento, com a iniciativa liderada por Sebastian Piñera e Iván Duque Márquez, tem objetivo de criar o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul).

Durante a reunião foi analisada a possibilidade de substituir a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Segundo o G1, o bloco – idealizado pelo venezuelano Hugo Chávez (1953-2017) – foi criado em 2008 por doze países e tinha a intenção de promover a coordenação política, econômica e social da América do Sul. Porém, se intensificaram os problemas diplomáticos entre a Venezuela e outros países sul-americanos, o que trouxe discordância entre eles. Atualmente, ele é formado pela Bolívia, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

46719534064_352059943f_o.jpg

Representantes sul-americanos discutem a criação do Prosul
Foto: Marcos Corrêa / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro ainda se encontrará neste sábado (23) com o presidente chileno na sede do governo, em La Moneda. De acordo com a Folha de São Paulo, embora haja um clima de hostilidade devido à oposição, os dois líderes têm pontos em comum a serem debatidos, como o comércio bilateral e o estímulo ao livre-comércio.


Ana Carolina Aguiar – 6º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s