Declarações de Marcelo Crivella causam repercussão negativa

Governador e representantes de instituições reagiram à fala do prefeito. Agência UVA conversou com estudantes e comunidade acadêmica repercutindo o caso

1104388-rj_tmazs_abr_011120187245

Marcelo Crivella em pronunciamento sobre agenda do Carnaval do Rio. Foto: Reprodução / Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella novamente foi protagonista de uma polêmica envolvendo suas opiniões sobre a capital carioca. Após afirmações feitas em uma palestra, contendo críticas ao Carnaval, ao VLT e à Polícia Militar, a Agência UVA conversou, nesta quarta-feira (20), com alguns estudantes para saber o que eles pensam sobre cada tema.

Segundo o jornal O Globo, na noite da última terça-feira (19), Crivella realizou uma palestra na Divisão de Hortos da Fundação Parques e Jardins, na Taquara. Nela, o prefeito, já em seu terceiro ano de mandato, classificou o serviço de VLT no Centro do Rio como “porcaria” e afirmou que o Carnaval é um evento onde há muitos focos de corrupção, que causam prejuízos à cidade, contrariando o relatório oficial da RioTur, que contabilizou um alto lucro gerado pela tradicional festa carioca. Ele resumiu a cidade do Rio de Janeiro como “uma esculhambação completa”.

A estudante Nilséa Fernandes, 22, discorda de Crivella com relação aos comentários feitos sobre o VLT, transporte sobre trilhos que trafega no Centro da Cidade do Rio, mas para ela, o veículo não é aproveitado da forma que deveria. “Eu não concordo totalmente, é muito fácil só agora ele vir criticar feitos de governos anteriores, ainda mais quando o próprio governo dele incentiva o uso do VLT quando altera a rota de algumas linhas de ônibus para que não passem pelo Centro”, afirmou a estudante.

“Por outro lado, o VLT realmente não é um transporte ideal para a maior parte dos trabalhadores, pois, na minha opinião, ele é mais voltado para atender turistas, pessoas que desejam conhecer aquela área revitalizada da cidade. Ele oferece boa estrutura, ar condicionado e tudo mais, mas para transporte de massa, ele não é o adequado”, completou Nilséa.

54730858_382305429028937_7852113215465979904_n.jpg

Nilséa Fernandes no Campus Tijuca Foto: Victor Leal / Agência UVA

Com relação ao Carnaval, a jornalista Raísa Pires, 23, afirma que Crivella costuma “colocar na balança apenas os possíveis pontos negativos” e que festas tradicionais da cultura popular deveriam ser mais incentivadas em vez de criticadas. “Todos têm o direito de não gostar do Carnaval, mas é fato que ele gera um ganho de dinheiro enorme pra cidade, acho que o prefeito não contabiliza bem os lucros gerados, que superam os gastos facilmente”.

Em um vídeo publicado em sua rede social, o governador Wilson Witzel saiu em defesa da atuação da Polícia Militar na cidade, rebatendo as afirmações feitas pelo prefeito, classificando-as como “levianas” e alegando que tais declarações colocam em dúvida a eficiência e integridade da corporação e seus membros. O secretário da Polícia Militar, Rogério Figueiredo de Lacerda, divulgou uma nota também reprovando a fala de Crivella e a descreveu como “absurda” e “lamentável”. O presidente do Consórcio VLT, Márcio Hannas, também se pronunciou e refutou qualquer insinuação de que hajam esquemas de corrupção envolvendo o serviço de transporte público.


Victor Leal – 7º Período

Um comentário sobre “Declarações de Marcelo Crivella causam repercussão negativa

  1. Pingback: Câmara dos Vereadores aprova abertura de impeachment de Crivella | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s