Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil

Jair Messias Bolsonaro (PSL) venceu Fernando Haddad (PT) em segundo turno e foi eleito o 38° Presidente da República neste domingo (28). O resultado foi confirmado às 19:18, quando, com 94,44% das seções apuradas, Bolsonaro somava 55.205.640 de votos (55,54% válidos) e não podia mais ser alcançado por Fernando Haddad. O candidato do PT alcançou 44.193.523 votos (55,13% válidos). Concluída a apuração, Bolsonaro somou 57.797.847 votos (55,13%) e Haddad, 47.040.906 (44,87%).

O cientista político Guilherme Carvalhido acredita que o novo presidente terá dificuldades com o novo Congresso. “Ele terá que negociar muito para conseguir aprovar as reformas básicas, previdência, política e fiscal”. Carvalhido também explica que Bolsonaro precisará unir a população. “Estamos em um cenário polarizado entre direita e esquerda, o que dificulta qualquer governo em um país complexo como o Brasil”.

Assim como Carvalhido, o advogado Leonardo Rabelo acredita que o desafio do novo presidente será promover uma unificação nacional. “Ele contará com a rejeição de praticamente metade do país”. A polarização, segundo ele, sempre existiu, mas foi acentuada com as mídias digitais. “O acesso às redes ficou popularizado, aproximou as pessoas e promoveu a possibilidade de criação das fake news, que deram o tom dessa campanha, como aconteceu com os Estados Unidos”.

Bolsonaro

Com 100% das urnas apuradas, Bolsonaro alcançou 55,13% dos votos válidos Foto: Visual Hunt

Conheça um pouco sobre os candidatos:

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, atuava como deputado federal desde 1991. Antes disso, em 1987, foi vereador no Rio de Janeiro. Em 26 anos no Congresso, ele apresentou 171 projetos e dois deles foram aprovados. Capitão da reserva do exército, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras. Ao longo de sua carreira política, passou pelos partidos PDC, PP, PRP, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL.

O candidato do PT, Fernando Haddad, é formado em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Ele é mestre em economia e doutor em filosofia pela USP. Sua carreira política começou em 2001, quando assumiu o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Finanças, na prefeitura de São Paulo. Em 2005, foi Ministro da Educação no governo Lula. Em 2012, Haddad foi prefeito de São Paulo.


Letícia Montilla – 6° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s