Conheça “Min e as Mãozinhas”, desenho animado do YouTube totalmente em Libras

De acordo com o Ministério da Saúde, a surdez atinge quase dez milhões de pessoas no Brasil, mas apesar disso, faltam alternativas na indústria cultural infantil para esse público.

img-min-2

A personagem principal de “Min e as Mãozinhas” Foto: Reprodução / YouTube

Pensando nisso, Paulo Henrique dos Santos, que participou da produção de desenhos como “Turma da Mônica” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, decidiu criar uma animação inteiramente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ele teve a ideia quando precisou se comunicar com uma pessoa surda, mas não conseguiu.

“Eu achei um absurdo ter uma pessoa brasileira do meu lado e eu não ter ideia de como me comunicar. Vi que há um grande despreparo da maioria para falar com os surdos”, conta Paulo Henrique.

reproducao-min

A animação é inteiramente na Língua Brasileira de Sinais Foto: Reprodução / YouTube

Em cada um dos capítulos, são ensinados cinco sinais em Libras e mesmo quem não possui nenhuma deficiência auditiva, é capaz de se envolver com a trama, já que é possível ouvir uma melodia de fundo e qualquer som é ilustrado na tela por meio de onomatopeias. O episódio piloto foi lançado no YouTube no dia 26 de setembro, data marcada pelo Dia do Surdo.

“Cada um tem a sua língua. O gato fala ‘gatês’, o elefante fala ‘elefantês’ e por aí vai, mas com tantas línguas diferentes, é difícil entender o outro”. É dito durante a animação.

O diretor contou com uma equipe de professores e intérpretes para desenvolver o projeto. Ao todo, a primeira temporada tem 13 episódios, mas apenas o primeiro está produzido.

“A ideia do desenho é que os professores também possam usá-lo em sala de aula e que o projeto seja liberado da maneira mais democrática possível”, explica Paulo Henrique.

Para concluir o trabalho, Paulo está em busca de parceiros e empresas. Também foi criada uma página de arrecadação coletiva para o projeto.


Thais Fernandes – 7° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s