De acordo com o Ministério da Saúde, a surdez atinge quase dez milhões de pessoas no Brasil, mas apesar disso, faltam alternativas na indústria cultural infantil para esse público.

Pensando nisso, Paulo Henrique dos Santos, que participou da produção de desenhos como “Turma da Mônica” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, decidiu criar uma animação inteiramente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ele teve a ideia quando precisou se comunicar com uma pessoa surda, mas não conseguiu.
“Eu achei um absurdo ter uma pessoa brasileira do meu lado e eu não ter ideia de como me comunicar. Vi que há um grande despreparo da maioria para falar com os surdos”, conta Paulo Henrique.

Em cada um dos capítulos, são ensinados cinco sinais em Libras e mesmo quem não possui nenhuma deficiência auditiva, é capaz de se envolver com a trama, já que é possível ouvir uma melodia de fundo e qualquer som é ilustrado na tela por meio de onomatopeias. O episódio piloto foi lançado no YouTube no dia 26 de setembro, data marcada pelo Dia do Surdo.
“Cada um tem a sua língua. O gato fala ‘gatês’, o elefante fala ‘elefantês’ e por aí vai, mas com tantas línguas diferentes, é difícil entender o outro”. É dito durante a animação.
O diretor contou com uma equipe de professores e intérpretes para desenvolver o projeto. Ao todo, a primeira temporada tem 13 episódios, mas apenas o primeiro está produzido.
“A ideia do desenho é que os professores também possam usá-lo em sala de aula e que o projeto seja liberado da maneira mais democrática possível”, explica Paulo Henrique.
Para concluir o trabalho, Paulo está em busca de parceiros e empresas. Também foi criada uma página de arrecadação coletiva para o projeto.
Thais Fernandes – 7° período
0 comentário em “Conheça “Min e as Mãozinhas”, desenho animado do YouTube totalmente em Libras”