1968: o ano que não acabou

A semana de comunicação (SECOM) do Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida desta última terça-feira, 5 de junho, abordou o  tema: 1968: o ano que não acabou. O evento  contou com os palestrantes Evandro Teixeira,  Sebastião Marinho Costa, Pedro Nobre e José Guilherme Vereza, que conduziram um relato das transformações que o ano trouxe para a evolução da fotografia e da publicidade e a importância desses fatos para os dias atuais.

Os convidados contaram um pouco sobre suas experiências de vida, relatos pessoais de como  enfrentaram os dilemas  e  as perseguições da época. Cada um  abordou o tema de  uma forma diferente e como foi a trajetória para driblar perseguição, além da censura imposta pela ditadura militar naquela época, quando a música, a fotografia e a publicidade não tinham liberdade de expressão. Tudo era monitorado e confiscado severamente.

a6658c56-790a-4bde-a649-ba245717d954

Evandro Teixeira comparecendo ao evento. Foto: Daniela Oliveira/ Agência Uva.

Através da exibição de fotos realizadas ao longo da carreira, Evandro Teixeira, citou alguns dos momentos mais importantes envolvendo países sul-americanos na segunda metade do século XX,  seja na morte de Pablo Neruda, do 1ª de abril de 1964 (dia do golpe militar) ou do ataque ao Palácio La Moneda.

O fotógrafo cita que o poder da fotografia, assim como o de qualquer imagem, continua relevante para o mundo. “Ela nunca perdeu a sua força. A fotografia é a força do mundo, a visualidade da fotografia nunca vai deixar de existir. Hoje não basta, principalmente relacionada às denuncias, você contar. O fotógrafo necessita contar a verdade dele por meio da imagem. A fotografia é importante em qualquer tempo e em qualquer parte”.


Daniela Oliveira e Gustavo Barreto – 6º período e 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s