Fãs de filme como ‘Vingadores – Guerra Infinita’ enfrentam verdadeira guerra contra o spoiler

spoiler 3

Imagem: Reprodução / Internet

Nem todos os fãs aficionados pelo grupo de super-heróis da Marvel já conseguiram assistir ao filme “Vingadores – Guerra Infinita” (em inglês, Avengers – Infinity War). Desde o lançamento do longa, no dia 26 de abril, as salas de cinema do país estão lotadas, com shoppings fazendo sessões até 1h. E, nessa maratona por ingressos, quem ainda não conseguiu ver o filme tem que suar muito  para fugir dos spoilers.

spoiler10

Imagem: Reprodução /Internet

Para quem não sabe, spoiler é um termo de origem inglesa do verbo to spoil, que significa estragar. Essa palavra é utilizada sempre que um fato sobre um determinado livro, filme ou série é revelado por alguém, antes que o fã consiga ler ou ver o filme ou série. Ao abrir sites de internet, é comum lermos mensagens que informam nas notícias: Cuidado! Contém spoiler! Nesse caso, lê o spoiler quem quer. Mas e quando não se quer receber o spoiler?

Por meio de uma carta divulgada nas redes sociais na internet, os diretores do aclamado “Vingadores – Guerra Infinita”, Anthony e Joe Russo, chegaram a pedir para que aqueles que assistissem ao filme não espalhassem os temidos spoliers, para não acabar com a surpresa de quem ainda vai assistir ao filme.

screenshot_20180511-221606.png

Carta pedindo para não haver spoiler do novo filme dos Vingadores. Foto: Reprodução / Twitter

Embora nem todos resistam à tentação para atender ao pedido, há aqueles que levaram tão a sério a mensagem que até bloquearam os comentários sobre o filme em suas postagens. É o caso do perfil “Legião dos Heróis” no Instagram, onde colocaram a mensagem avisando sobre a decisão.

Os administradores da página sabem que não são todas as pessoas que gostam de ouvir sobre o que acontecerá antes de assistir ao filme. Eles contam que essa prática sempre existiu, porém foi potencializada por conta da facilidade na disseminação de informações na internet e nas redes sociais. Por essa razão, mantiveram os comentários da página bloqueados até o filme completar a primeira semana de exibição.

“A maioria esmagadora (de seguidores) manda mensagem de carinho e agradecimento por termos feito isso (bloqueado os comentários) . Alguns reclamaram, mas foram bem poucos, próximo à quantidade de gente que adorou”, relatou um dos administradores do “Legião dos Heróis”.

Nerd assumido, o analista de suporte técnico Felipe Romão, 27 anos, conta que é da turma que não curte spoiler. Ele prefere ficar ausente das redes sociais até para evitar possíveis desavenças com seus amigos. “Não gosto de spoilers, mas ainda não sou tão New School para encerrar uma amizade. Porém, eu reclamo, esbravejo até eu esquecer (quase nunca).”

Felipe disse também que, assim como não gosta de receber, não tem o costume de passar spoiler. Contudo, quando alguém pergunta sua opinião, sem se importar com o que possa ouvir, ele mostra sua visão sobre determinado evento: “Eu não gosto de passar, mas se me perguntar como é, dependendo do filme da até para dizer o que esperar sem passar spoiler, tipo, filmes de quadrinhos. Bom conhecedor de HQ consegue discernir o quão próximo ficou ou quão longe ficou. Dá pra dizer: ‘Está bem próximo das HQ’, ‘muito bom’ ou ‘muito ruim’, ‘a história não tem nada a ver com os quadrinhos’, ‘não recomendo, mas se quiser, vá sem expectativas’. “, explica.

E quem são aqueles que disseminam os spoilers? Eles raramente gostam de aparecer. Preferem ficar ocultos, apenas contando (por meio da internet ou soltando em conversas informais com os amigos) o que a maioria não quer ouvir. O pessoal do “Legião dos Heróis” conta que o Facebook não permite o bloqueio dos comentários, por isso eles não utilizaram a mesma estratégia de bloqueio lá. E, assim, puderam observar o perfil dessas pessoas:

“Em sua grande maioria, percebemos que eram crianças ou pessoas que nem haviam assistido ao filme. Então, para eles não deve fazer muita diferença, já que uns não entendem como isso prejudica a experiência de quem não gosta de saber sobre o filme antes. Outro perfil que nós notamos são daqueles que querem dar o ‘troco’ mesmo, por já terem recebido alguma vez um spoiler.”

E  quanto às referências?

Outra discussão que está em evidência é com relação às referências. Até onde elas são ou não spoliers?

Vingadores Era de Ultraon - Meme Referências Capitão America

Imagem: Reprodução / Internet

Ainda falando de “Vingadores”, muitas pessoas que assistiram ao filme mudaram suas fotos de perfil, fazendo uma referência a um fato que acontece no longa. Alguns internautas perceberam e entenderam do que se tratava. Outros não.

Conversando com o promotor de merchandising Lucas Nascimento, 21 anos, ele conta que, antes de ver o filme, via algumas coisas na internet das quais não fazia ideia do que se tratavam. “Eu curto os filmes normalmente, então não sei bem sobre as histórias. Lembro que vi umas dessas referências… uma sobre um novo boneco dos Vingadores, quando você abre a caixa… (ao continuar a fala, estaremos dando spolier!!) e a outra comparando o Senhor das Estrelas ao cara que teve a testa tatuada com a expressão ‘sou vacilão’, porém, não entendi nada. Depois que assisti ao filme, foi que pude compreender do que se tratava.”

thor referencia

Imagem: Reprodução / Internet

Já Felipe acredita que as referências podem sim ser spoliers. “Pra mim, toda referência acaba sendo um spoiler, seja em um meme humorístico, em um quadro de falas de um filme anterior, que dá a entender o que pode acontecer.” Para o analista, não há muito o que fazer. “Essas coisas são comuns. Não tem muito para onde fugir.”

Em meio a esse festival de spoliers e referências, o jeito é fugir o máximo que puder, porque elas sempre dão um jeito de achar a gente. 


Débora Esteves – 7 º  período

Um comentário sobre “Fãs de filme como ‘Vingadores – Guerra Infinita’ enfrentam verdadeira guerra contra o spoiler

  1. Pingback: ‘Deadpool ‘ mantém seu humor ácido e para maiores de 18 anos | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s