Sem maquiagem! Beleza natural é tendência entre mulheres

Quantas mulheres você conhece que não usam maquiagem? Até pouco tempo atrás, a resposta talvez fosse diferente da de hoje. A atitude da cantora Alicia Keys de aparecer sem maquiagem no seu show no palco mundo do Rock in Rio, por exemplo, chamou a atenção, gerou discussão nas redes sociais e evidenciou uma nova tendência que vem ganhando força. Alicia já declarou publicamente que decidiu parar de usar maquiagem para não ceder e estimular aos padrões de beleza artificiais impostos. É certo que a maquiagem constitui há muito tempo uma parte bastante importante da aparência feminina para muitas mulheres.

No Brasil, só no ano passado, a indústria de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal faturou mais de 100 bilhões de reais. Mesmo na crise, muitas brasileiras mantiveram seus gastos com beleza, sacrificando inclusive outros gastos como o lazer. Na contramão disso, porém, e seguindo exemplos como o de Alicia Keys, cada vez mais mulheres têm abandonado a maquiagem e buscado novas formas de se sentirem bonitas, realçando sua beleza natural.

Semente Bioprodutos em feira natural

Bioprodutos em feira natural. Foto: Jeniffer da Costa Lemos

Esse é o caso da jovem Tamara Giudici, de 19 anos. Ela conta que na pré-adolescência, inspirada na mãe e incentivada pelas colegas, começou a usar maquiagem, mas à medida que foi amadurecendo, foi colocando a maquiagem de lado e assumindo um estilo mais natural. “Eu acho que as mulheres se escondem muito, principalmente na adolescência, quando você ainda está se descobrindo e tenta ser como todo mundo”. Na vida de Tamara, a maquiagem se tornou quase que exclusividade de eventos importantes como casamentos e shows. “Não é que a pessoa sem maquiagem fica feia, mas ela fica natural, e eu prefiro muito mais a beleza natural”.

Na visão de Tamara, a pressão social em torno de um padrão de beleza estético artificial é muito forte e faz com que as mulheres fiquem sempre em busca de algo inatingível, e assim alimentem a indústria dos cosméticos, o que acaba prejudicando a autoestima de muitas pessoas. “A sociedade condiciona a gente a pensar que para ser bonita tem que usar maquiagem”. Ela diz não ser contra quem usa maquiagem todo dia, mas alega que isso pode contribuir para reforçar o padrão e, consequentemente, essa imposição da sociedade pela busca do corpo e do rosto perfeitos. “Sinto muito a pressão social e acho que toda mulher já sentiu ou sente por ser muito magra ou acima do peso”. Tamara conta que é adepta fiel das marcas de produtos naturais e que acredita que eles são muito mais benéficos por de fato tratarem o corpo e não só produzirem um efeito falso ou passageiro.

Sabonete Semente Bioprodutos

Sabonete como bio produto. Foto: . Foto: Jeniffer da Costa Lemos

As marcas de produtos naturais estão em alta e visam justamente clientes como Tamara, que fogem dos cosméticos industriais. Lua Espinola, de 31 anos, tem uma marca de cosmética natural e é uma grande defensora dessa tendência. “Todos os produtos que eu faço têm uma afinidade com o nosso organismo, com o nosso corpo, porque vêm direto de vegetais, plantas, que são organismos vivos com que a gente convive todos os dias há milhares de anos”. Lua também já sofreu muito com a exigência da sociedade em cima da aparência, mas hoje ela é segura, apesar de ainda sentir essa cobrança. Ela diz que se cuidar de forma natural a ajudou a ser mais confiante e afirma que esses produtos, por virem da natureza e não de um laboratório, têm um resultado significativamente melhor, porque tratam o ser por inteiro, de maneira holística, e não apenas estética. “A maior diferença entre os meus produtos e os cosméticos de farmácia é que eles são funcionais, mantêm a nossa saúde”.

Há quem discorde de Lua e Tamara, e represente a paixão nacional por maquiagem e cosméticos em geral, como, por exemplo, Eliane Donni, de 69 anos, consultora de beleza há mais de 14 anos e consumidora desse tipo de produto há muito mais tempo. Ela argumenta que produtos que são clinicamente testados têm uma qualidade superior devido à tecnologia empregada neles. “Quando o cosmético é feito por uma empresa que usa alta tecnologia, estudos e que faz testes clínicos, é evidente que os resultados são melhores”. Eliane alega que só produtos assim são capazes de realmente tratar o rosto e o corpo, retardando e atenuando os sinais de envelhecimento na pele. “Esse pessoal que defende a cosmética natural infelizmente… Eles podem limpar a pele, mas tratar e combater os sinais de idade, não”. Ela também relata que, com a sua experiência profissional, constatou o bem que a maquiagem e os dermocosméticos podem fazer para a autoestima de uma mulher.

Semente Bioprodutos

Bioprodutos. Foto: Jeniffer da Costa Lemos

Para a auto aceitação e a libertação dos padrões, as mulheres ainda têm um longo caminho pela frente. Usando ou não maquiagem, cada mulher tem seu direito de escolha e de simplesmente se achar bonita, gostar e ser adepta dos mais diferentes visuais e estilos de vida. Seguir as próprias opiniões, gostos e não ceder aos padrões impostos é o que vale. A beleza tem que vir de dentro, para a mulher se sentir plenamente satisfeita e realizada consigo mesma. Levar esse conceito de liberdade e feminismo adiante é fundamental para seguir com avanços cada vez maiores no mundo.

DICAS E CUIDADOS PARA UMA PELE BONITA

  • Use sempre o protetor solar;
  • Nunca durma com maquiagem, pois pode obstruir os poros, formar cravos e espinhas, além de deixar a pele mais oleosa;
  • A hidratação da pele começa de dentro para fora, por isso, beba muita água;
  • Esfolie a pele periodicamente para remover as células mortas e permitir uma hidratação mais fácil;
  • A higienização do rosto é diária e necessária pela manhã e à noite. Lave com água fria, pois a água quente pode ressecar a pele, por meio da remoção da gordura protetora.

 RECEITA DE ESFOLIANTE CASEIRO NATURAL

 – 1 colher de sopa de açúcar mascavo

Por ser bem menos áspero que os demais, é o tipo de açúcar certo para a esfoliação. O açúcar tem propriedades umectantes, que ajudam a reter a umidade, e contém ácido glicólico, cujas propriedades ajudam na renovação celular. Esse ácido é muito usado na composição de cremes anti-idade.

– 1 colher de sopa de iogurte natural

Ácido lático do iogurte natural é poderoso para a pele

– 1 colher de sopa de flocos de aveia

Além de ser benéfica na alimentação, a aveia é uma grande aliada de cosméticos. Ela esfolia e regenera a pele, preservando sua hidratação. É ótima para quem sofre com acne.

Aveia esfolia a pele sem deixar perder a hidratação, segundo dermatologista

-1 colher de chá de Mel

Rico em antioxidantes, o mel é uma receita milenar para uma hidratação potente

Mel é forte aliado de quem quer ter uma pele saudável e hidratada

– Água

Caso ache necessário, para ajudar a dissolver a mistura, você pode utilizar 1/4 d’água.

Finalize com um sérum e um hidratante para o seu tipo de pele. O resultado é um rosto mais uniforme, com poros mais limpos e fechados. Lembre-se de não exagerar ao esfoliar — peles oleosas ou mistas pedem o cuidado uma vez por semana, já as secas, a cada 15 dias.


Reportagem de Jennifer da Costa Lemos para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Jornalismo Impresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s