Treinamento funcional atrai quem quer cuidar do corpo e da saúde

Corrida na praia, atividades ao ar livre ou no playground do condomínio, musculação na academia. Onde quer que seja, a hora que for, sempre há um jeito para se exercitar e entrar em forma. Se o retrato da obesidade infantil e adulta é uma realidade estatística no Brasil, cresce também de maneira considerável o número de pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, seja por questões de saúde, estética ou simplesmente para ter qualidade de vida.

No país, a prática de exercício físico é realizado em academias e clubes – onde o atleta pode usufruir de atividades de musculação, aeróbica e dança – e também ao ar livre, em parques e praias, com atividades de caminhadas, corridas, práticas de esportes, entre outros. E uma nova modalidade esportiva vem despontando entre os que buscam se exercitar e estar em forma. É o chamado treinamento funcional ou crossfit.

APARELHOS-TREINAMENTO-FUNCIONAL

Aparelhos usados no treinamento funcional, o crossfit, na praia. Foto: Zahyr Neto

 

Praticado nas ruas, com grupos de alunos organizados por professores e profissionais de educação física, a modalidade chegou também às academias como uma alternativa. A grande procura pelo treinamento tem gerado lucro para as academias. Quem pratica garante que o crossfit é muito eficaz em termos de intensidade e resultados para o corpo.

ALUNOS-TREINAMENTO-FUNCIONAL-PRAIA

Prática do exercício na praia. Foto: reprodução

O professor de atividade física e personal trainer Hugo dos Santos resolveu formar um grupo para treinar crossfit na praia, há aproximadamente dois anos. A sucesso dos treinamentos se espalhou rapidamente na academia e o grupo foi aumentado. Atualmente, a turma tem mais de 30 alunos e  as aulas são realizadas às segundas, quartas, sextas e sábados na Praia do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro.

O professor realiza atividades de força, resistência e corrida na areia da praia e diz que o retorno dos alunos têm sido muito positivo à nova prática: “Eles têm gostado muito deste novo modelo de exercício. O treinamento funcional está na moda e, graças aos meus contatos como personal trainer, e aos próprios alunos das academias em que trabalho, conseguimos um grupo que de alunos que se alternam semana após semana. Trata-se de uma atividade de força, uma atividade de resistência. Basicamente não usamos pesos, halteres e anilhas como na academia convencional. Aqui eles são substituídos por cordas, bolas e, principalmente, o próprio peso corporal de cada um.”

Não é um exercício para inchar a musculatura, e sim para trabalhar e definir o corpo”.

Cláudia Menezes é uma das alunas. Tem aula na academia do condomínio onde mora e migrou para o treinamento funcional na praia como mais uma forma de se exercitar: “Apesar do horário ser muito cedo, começamos a treinar às 7h, o resultado é muito satisfatório. Realmente muda a qualidade de vida de quem pratica. Na praia, temos o sol batendo direto, diferente do ambiente climatizado da academia, por exemplo. É um exercício mais desgastante. Por isso, é importante o acompanhamento que recebemos durante toda a carga horária das aulas. Hoje, vejo um reflexo direto do treinamento na minha rotina. Minha vida está melhor, minha alimentação está melhor e a autoestima melhorou muito com o meu próprio corpo.

Leia também:

Atletas amadores se exercitam no Maracanã


Zahyr Neto – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s