Corrida na praia, atividades ao ar livre ou no playground do condomínio, musculação na academia. Onde quer que seja, a hora que for, sempre há um jeito para se exercitar e entrar em forma. Se o retrato da obesidade infantil e adulta é uma realidade estatística no Brasil, cresce também de maneira considerável o número de pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, seja por questões de saúde, estética ou simplesmente para ter qualidade de vida.
No país, a prática de exercício físico é realizado em academias e clubes – onde o atleta pode usufruir de atividades de musculação, aeróbica e dança – e também ao ar livre, em parques e praias, com atividades de caminhadas, corridas, práticas de esportes, entre outros. E uma nova modalidade esportiva vem despontando entre os que buscam se exercitar e estar em forma. É o chamado treinamento funcional ou crossfit.

Praticado nas ruas, com grupos de alunos organizados por professores e profissionais de educação física, a modalidade chegou também às academias como uma alternativa. A grande procura pelo treinamento tem gerado lucro para as academias. Quem pratica garante que o crossfit é muito eficaz em termos de intensidade e resultados para o corpo.

O professor de atividade física e personal trainer Hugo dos Santos resolveu formar um grupo para treinar crossfit na praia, há aproximadamente dois anos. A sucesso dos treinamentos se espalhou rapidamente na academia e o grupo foi aumentado. Atualmente, a turma tem mais de 30 alunos e as aulas são realizadas às segundas, quartas, sextas e sábados na Praia do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro.
O professor realiza atividades de força, resistência e corrida na areia da praia e diz que o retorno dos alunos têm sido muito positivo à nova prática: “Eles têm gostado muito deste novo modelo de exercício. O treinamento funcional está na moda e, graças aos meus contatos como personal trainer, e aos próprios alunos das academias em que trabalho, conseguimos um grupo que de alunos que se alternam semana após semana. Trata-se de uma atividade de força, uma atividade de resistência. Basicamente não usamos pesos, halteres e anilhas como na academia convencional. Aqui eles são substituídos por cordas, bolas e, principalmente, o próprio peso corporal de cada um.”
Não é um exercício para inchar a musculatura, e sim para trabalhar e definir o corpo”.
Cláudia Menezes é uma das alunas. Tem aula na academia do condomínio onde mora e migrou para o treinamento funcional na praia como mais uma forma de se exercitar: “Apesar do horário ser muito cedo, começamos a treinar às 7h, o resultado é muito satisfatório. Realmente muda a qualidade de vida de quem pratica. Na praia, temos o sol batendo direto, diferente do ambiente climatizado da academia, por exemplo. É um exercício mais desgastante. Por isso, é importante o acompanhamento que recebemos durante toda a carga horária das aulas. Hoje, vejo um reflexo direto do treinamento na minha rotina. Minha vida está melhor, minha alimentação está melhor e a autoestima melhorou muito com o meu próprio corpo.
Leia também:
Atletas amadores se exercitam no Maracanã
Zahyr Neto – 8º período

0 comentário em “Treinamento funcional atrai quem quer cuidar do corpo e da saúde”