Saúde

Disposição que não tem idade

Equipamentos ao ar livre são usados para o exercício físico. Foto: Zahyr Neto / AgênciaUVA

Todos sabem que a atividade física é algo muito importante não apenas para manter o corpo em forma, mas principalmente para garantir que a saúde esteja sempre em dia. E se estar com o corpo em constante movimento é importante para os mais jovens, para quem está na terceira idade, se exercitar é uma forma muito eficaz para evitar a ociosidade e o cansaço do corpo.

O processo de envelhecimento é caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo e pode ser observado não apenas no corpo, mas também na mentalidade e no modo de agir de cada um. Assim como profissionais de educação física, familiares e os próprios idosos devem manter esforços na busca de um envelhecimento bem-sucedido, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico.

Equipamentos ao ar livre são usados para o exercício físico. Foto: Zahyr Neto / AgênciaUVA
Equipamentos ao ar livre são usados para o exercício físico. Foto: Zahyr Neto / AgênciaUVA

O envelhecimento para muitos é visto como o fim da vida, onde a pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou, mas há também aqueles que tem uma vontade imensa de viver como o famoso caso de Robert Marchand, que bateu o recorde ao percorrer 22,547 quilômetros em uma hora aos 105 anos de idade.

A falta de oportunidade de praticar atividade física na terceira idade fazem com que os idosos desanimem ainda que tenham muita vontade de viver, e para essas pessoas a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de fazer coisas extraordinárias. A fisioterapeuta Alexandra Diniz é proprietária de uma academia de educação física no Rio de Janeiro e tem entre seus alunos alguns representantes da chamada “melhor idade”. Ela conta que alguns chegam desanimados e se dizem obrigados a estar ali, mas depois de algum tempo de exercícios todos se animam. É importante não apenas a dedicação em si, mas também a socialização entre eles durante as aulas.

“Eles conversam durante as aulas entre si e é muito legal ver essa troca entre eles. Cada um conta um pouco a sua história e eles vão se entendendo. Eles aproveitam a aula do início ao fim e os ajudam a ter uma velhice mais saudável e uma vida mais duradoura. Dentre os benefícios da atividade física na terceira idade temos a melhoria do bem-estar geral, a melhor condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano.”

Mas apesar de todos os seus benefícios, Alexandra ressalta é preciso ter cautela com os alunos que têm uma idade mais avançada. Ela afirma que sempre solicita uma consulta ao médico e ao cardiologista, para evitar quaisquer problemas de cansaço, fadiga ou espasmo muscular. Ela lembra de um dos seus alunos que teve um grave problema na academia durante um exercício de musculação e que atualmente se recupera de uma intervenção cirúrgica.

“Durante uma aula de musculação, ele acabou lesionando o ombro direito e após alguns exames, foi constatado uma ruptura no ligamento entre os tendões. Ficamos todos muito preocupados e serviu como um alerta aos colegas dele que as aulas têm os prós, mas também têm os contras e que a prevenção é o melhor remédio”, explica Alexandra.


Zahyr Neto – 8º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Disposição que não tem idade

Deixe um comentário