Aumenta o número de pessoas que realizam atividades físicas ao ar livre

A prática de atividades físicas em espaços abertos está cada vez mais em alta e proporciona inúmeros benefícios às pessoas. No Rio de Janeiro, houve um aumento do número de pessoas que realizam esses exercícios em praças e praias das Zonas Sul e Oeste da cidade. Muitas das aulas são gratuitas e ministradas por professores e profissionais especializados.

O contato com a natureza desperta o corpo e a mente. Por isso, os locais mais utilizados são as praias da Barra, São Conrado, Ipanema, Copacabana, Leblon, Arpoador e Urca, além da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Parque do Flamengo. Essas aulas ao ar livre proporcionam a quem não gosta de frequentar academias ou não pode pagar as mensalidades a oportunidade de cuidar da forma física. Outro ponto importante é o contato com a natureza, diz Lúcio Macedo, idealizador do projeto “Ginástica Petrobras: energia e vida”.

download (5)

Aluna de ginástica na Praia de Copacabana desde março, Suely Machado, 31 anos, tem aula diariamente. “Como não tenho com quem deixar minha filha Juliana, de 1 ano e nove meses, sempre a trago comigo. Não fazia ginástica antes, porque nunca gostei do ambiente fechado das academias. Aqui na praia é ótimo. Enquanto me cuido, a Juliana toma sol e se diverte. E o melhor de tudo é que é de graça”, conta.

download (4)

“Praticar a céu aberto, além de ser mais saudável, é uma forma de retomar a tradição que era praticar a capoeira ao ar livre pelos negros africanos”, afirma Mestre Camisa, que dá aulas de capoeira na Lagoa e no Parque do Flamengo. Para o professor de dança de salão Jimmy de Castro, que dá aulas no Parque do Flamengo desde o início do ano,  dançar é bom em qualquer lugar, mas ao ar livre é ainda melhor: “Além de proporcionar lazer e atividade física para as pessoas de todas as idades, dar aulas de dança em praças e parques é uma forma de divulgar a academia”.

A cardiologista clínica Denise Firpo incentiva a prática de atividade física em qualquer idade, mas ressalta a importância de realizar exames médicos e ter um acompanhamento profissional. A médica diz ainda que orientação médica é fundamental não só para evitar problemas do coração, mas também para prevenir problemas ortopédicos e musculares. “Por meio de exames, o médico pode inclusive indicar a atividade física mais adequada para determinada pessoa”, explica a médica.

Leia também: Atletas amadores se exercitam no Maracanã Atletas amadores se exercitam no Maracanã


Taianne Coelho – 8º período

Um comentário sobre “Aumenta o número de pessoas que realizam atividades físicas ao ar livre

  1. Pingback: Atletas amadores se exercitam no Maracanã |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s