Educação Geral Política

Biblioteca permanece desativada

Inaugurada em 29 de março de 2014, a Biblioteca Parque Estadual, principal unidade do novo programa de bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro, teve vida curta.
Reformada durante seis anos, desde março de 2008, visava oferecer à população um novo modelo de serviço público baseado na Bibliothèque Publique d’Information, de Paris.

Biblioteca Parque Estadual [foto: Francisco Valdemir dos Santos/Agência UVA]
A nova biblioteca foi projetada para ser um polo de atividades culturais, informação e lazer, acessível a todos, sem restrição de idade, região de domicílio ou nível escolar. O projeto se caracterizava por oferecer espaços amplos e funcionais, nos quais o acesso a informação podia ser feito nas mais diversas linguagens: livros, vídeos, músicas, teatro e artes. O programa contemplava mais três unidades: Manguinhos e Rocinha na cidade do Rio de Janeiro e a Biblioteca Parque de Niterói.

Tudo parecia bom demais. Quando a população se rejubilava com as qualidades do serviço cultural, veio a realidade: em dezembro de 2016 a crise financeira do Estado atingiu o símbolo maior da cultura e a rede de bibliotecas parque foi fechada. Seis meses depois, em junho de 2017, mediante convênio com a Secretaria de Cultura do município, a Biblioteca Parque de Niterói foi reaberta. Até a presente data não há previsão para reabertura das unidades situadas no município do Rio de Janeiro.

 

Francisco Valdemir dos Santos – 6°período

(Publicado no “Diário da Província”, parceiro da Agência UVA)

 

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Biblioteca permanece desativada

Deixe um comentário