Cinema

Um suspense falho

paixão-obsessivaCiúmes, descontrole e a possessividade exacerbada no amor. Essas questões – amplamente discutidas no cotidiano  – são o tema central do novo longa de suspense “Paixão Obsessiva”. A trama, que simboliza a estreia da consagrada produtora Denise Di Novi (“Amor a Toda Prova, “Golpe Duplo”) como diretora, relata as relações conturbadas entre as personagens e até onde vão os limites de um comportamento neurótico e destrutivo.

Tessa Connover (Katherine Heigl) é uma mulher fria, controladora e uma mãe exigente, que reluta para lidar com o fim de seu casamento com David (Geoff Stults). Quando descobre que seu ex-marido pretende se casar novamente, dessa vez com Julia Banks (Rosario Dawson), ela embarca em uma jornada perigosa, com o objetivo de destruir a relação do novo casal, e trazer o passado problemático de Banks à tona.

A partir deste momento, a personagem de Heigl passa a usar de todo o seu poder de manipulação para intervir na vida de David e Julia. Usando como desculpa a preocupação com a filha Lily, que está sob a guarda do pai, ela consegue montar uma verdadeira teia de terror para Banks, que se vê cercada pela presença da ex-mulher do noivo onde quer que vá. Assim, as atitudes de Tessa vão se tornando cada vez mais calculistas e a face de uma mulher solitária, triste e sem limites, começa a ser revelada.

Apesar de ser denominado como suspense, o filme peca por não prender a atenção do espectador nas cenas de conflito. O ritmo devagar do longa também é um fator que  não contribui para o desenvolvimento de uma história surpreendente, e se atém principalmente aos clichês já saturados das produções hollywoodianas.

UNFORGETTABLESendo assim, a estreia de De Novi na direção não convenceu. A fotografia nada traz de novo e os momentos de tensão acabaram passando quase despercebidos. O roteiro de Christina Hodson é outro ponto que deixou falhas na obra,  por não desenvolver e explorar os rumos da trama para além do que se espera. O longa acabou ficando com o aspecto de mais do mesmo, entre tantos outros filmes.

Ainda que tenha muitos erros, o filme acerta, ao menos, em abordar a questão dos relacionamentos abusivos e suas consequências psicológicas nas vítimas, que se veem muitas vezes envergonhadas em compartilhar seus traumas. No geral, a trama cumpre a função de entreter, mas não entrega o suspense esperado.


Thainara Carbalho – 50 período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Um suspense falho

Deixe um comentário