Os famosos esportes eletrônicos tiveram uma ascensão meteórica nos últimos anos. Desde 1993, quando Netrek – jogo inspirado em Star Trek – se tornou o primeiro a ter ligas, outros times se formaram, regulamentações foram criadas, e o Brasil se destacou em diversas modalidades de diferentes jogos. O Geek & Game Rio Festival, que acontece entre os dias 21 e 23 de Abril, será o anfitrião de competições de Rainbow Six, Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends. Comandadas por comentaristas especialistas no assunto, as disputas serão realizadas em um espaço em que cabem 500 pessoas e muita emoção.
Todo esse sentimento tem acompanhado fãs de League of Legends desde sua criação em 2009. As competições profissionais começaram um ano depois, e popularizaram ainda mais o jogo eletrônico multiplayer online. O objetivo pode parecer simples, destruir o nexus inimigo – uma espécie de base – e proteger o seu próprio. Contudo, este objetivo é somente atingido utilizando diferentes estratégias e combinações de campeões (estilos de jogadores) para conquistar a partida.

Com duração média de uma hora, cada partida exige muito pensamento crítico de cada jogador. Em 2014, o time brasileiro profissional de LoL, INTZ eSports, conquistou o título no Circuito Game7, disputado em Campinas. A equipe é formada por Marcelo “Ayel” Melo, Gabriel “Turtle” Peixoto, Bruno “Envy” Ventura, Michael “Micão” Rodrigues de Araujo e Luan “Jockster” Cardoso de Meira. A presença do INTZ Team já está confirmada no GGRF, onde disputarão partidas em melhor de 5, contra o ProGaming, no domingo.
Compostos por Mateus “SkyBart” Neves, Bruno “Gokucp” Miyaguchi, Felipe “Skyer” Gimenes, Matheus “Professor” Leirião e Maicon “mds” Souza, e treinados por Gabriel “Von” Barbosa, o ProGaming possui representantes em vários games de e-Sports. O time conquistou espaço de elite no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), quando ganhou o terceiro lugar no Circuito Desafiante deste ano.
E o ProGaming não tem representantes só no LoL: eles também marcam presença na disputa masculina e feminina de Counter-Strike: Global Offensive, que será disputado no sábado. O jogo, é em primeira pessoa, e os objetivos podem variar entre eliminar o outro time ou capturar bandeiras. No GGRF, serão disputadas melhores de três durante todo o dia. O time feminino, formado por Andrezza “andy” Pizzoli, Jessica “fly” Pellegrini, Gabriela “gabs” Freindorfer, Cláudia “santininha” Santini e Juliana “showliana” Maransaldi, vai jogar contra um time de estrelas que será anunciado no dia do evento.

Enquanto as meninas ainda não conquistaram nenhum título, os garotos do ProGaming de CS, Bruno “elllll” Ono, HenriqueRikz, Leonardo “leo_dunky” Oliveira, Wesley “GW” Nunes, Nathan “Fv” Mendes e Augusto “Geto” Nobre, tem alguns veteranos campeõs na equipe. Tanto “ellll” quanto “Fv” já impactaram o cenário nacional quando se classificaram para a ESL Premier League Season 3. Eles vão jogar contra o Team One, formado por Rafael “Pava” Pavanelli, Victor “iDK” Torraca, Bruno “bit” Lima, Pedro “Maluk3” Campo, Alencar “trk” Rossato, Alexandre “kakavel” Peres e Alan “adr” Riveros. “Pava” é o artilheiro de Team One, afinal, conquistou o primeiro lugar na ESL Premier League quando participava do time g3x.
Outro time com vitórias para compartilhar é o Black Dragons. Eles ficarão frente a frente com a equipe do Santos Dexterity, disputando uma melhor de cinco na sexta-feira, no Tom Clancy’s Rainbow Six Siege. Neste game em primeira pessoa, os jogadores têm diferentes nacionalidades, que influenciam suas habilidades e equipamentos, tendo como objetivo, aniquilar o time adversário.

Tarefa fácil tanto para os Black Dragons, cuja capitã, Nicolle “Cherrygumms” Merhy, e o companheiro de equipe, Leo “Zigueira” Duarte, confirmaram presença, quanto para a Santos Dextrety, formada por Bullety1, Yuukfps, Onettv, Neskwga e 1D1OGO1. Ambos, nesta terça-feira (18), foram classificados para a semifinal da Pro League, disputa mundial que está acontecendo na Polônia. Eles irão disputar no campeonato internacional um prêmio de R$ 100 mil.
Para o GGRF, os ganhadores das três competições levarão um total de R$200 mil em dinheiro e prêmios. Todas as disputas acontecerão no Gaming Stadium, começando com a competição de Rainbow Six na sexta-feira, a partir de 12:40; a de CS:GO, no sábado, a partir de 10:40; e a de LoL, entre sessões de 11:10 até às 18h. Os atletas virtuais já estão se preparando para não só entreter o público com uma impressionante e épica batalha, mas também conquistar a honrosa vitória demonstrando suas forças intelectuais e estratégicas.
Luana Feliciano – 5° Período

0 comentário em “Disputa de veteranos do e-Sports”