De 27 a 31 de março foi realizada na Universidade Veiga de Almeida a III Jornada Sócio e Clínico Institucional de Psicologia, no campus Tijuca. O encontro destacou a Psicanálise e as abordagens feitas por profissionais renomados. Na segunda, às 14h, as atividades realizadas no auditório da unidade da Zona Norte tiveram a participação de Heloene Ferreira, ex-aluna, formada pela UVA, em 2011.
A partir da prática como residente, ela pôde abordar questões relacionadas a quadros clínicos em indivíduos adolescentes. Pesquisadora visitante, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, Heloene terminou o mestrado e é doutoranda em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Ao longo da palestra, ela discorreu sobre o documentário “Meninas”, que retrata a vida de quatro adolescentes grávidas e de baixa renda. Entre as personagens retratadas na obra, está Evelin, de 13 anos, moradora da Rocinha, que engravidou do namorado de 22, que acabou de sair do tráfico de drogas.

E há, ainda, Luana, de 15 anos, que garante que sua gravidez “foi planejada” – para aflição de sua mãe, uma faxineira que ainda tem de criar outra filha de cinco anos. “Não é um documentário que fala sobre a gravidez adolescente, mas a história de vida de quatro adolescentes que engravidaram”, Heloene comenta.
Muitos dos estudantes presentes no evento, afirmam que a Jornada foi uma rica experiência para os universitários da área. Para Isabela Almeida, do 5° período, o evento foi importante, pois “abordou a psicanálise de uma forma animadora’’. Já Gabriel Campos, também do 5° período, aprofundou seus interesses na vida profissional.
Na sexta-feira, às 18:30, o encerramento do evento contou com a apresentação do workshop “Mindfulness: os benefícios de uma vida com atenção plena”, com Fabiana Garcia – Psicóloga, MBA em Gestão e Recursos Humanos – IAG-PUC –, Fernanda Miguez – Engenheira; pós-graduação em Negócios – UFRJ –, e Daniela Ornellas – Psicóloga Clínica, ex-aluna do curso de Psicologia da UVA.
Lucas Pinho – 5º Período

Pingback: Volta às aulas: principais desafios de jovens e adolescentes pós-fase aguda da pandemia | Agência UVA