Aplicando e aprimorando conhecimento

Na noite da última quinta, dia 10, o campus Centro da Universidade Veiga de Almeida recebeu um evento mais que especial para os alunos da unidade: a instalação do Comitê Gestor para a criação da Empresa Junior da UVA – Centro. Além da apresentação dos membros do grupo, também houve a palestra do professor Antônio Andrade acerca da importância de uma empresa júnior na vida acadêmica dos universitários.

O evento foi iniciado por volta das sete horas da noite, na sala 704 do prédio da UVA no centro da cidade, onde uma grande quantidade de estudantes – em especial, do curso de Administração – se reuniu, deixando, inclusive, algumas pessoas de pé. A apresentação foi iniciada com a fala de Amanda Eloi, que agradeceu à direção acadêmica do campus – responsabilidade do professor Cláudio Fico –, à coordenação do curso na unidade do Centro – feita pelo professor Leonardo Fuerth – e à professora-gestora, Denise Veiga.

Em seguida, a fala do diretor destacou a relevância do empenho dos alunos na criação da empresa júnior. “Ela não seria alavancada sem o esforço de vocês”. Já o coordenador Fuerth, uma das grandes vantagens da situação é a não restrição ao curso de Administração, gerando um trabalho que abrange outras graduações, assim como em uma grande empresa.

GE DIGITAL CAMERA

Equipe da Empresa Junior e convidados.

Ainda segundo Fuerth, a rapidez com que o projeto se concretizou e foi bem aceito tanto pelo corpo discente quanto pelo corpo docente o surpreendeu. “Quando surgiu a proposta, no final de 2015, começo de 2016, eu achei a ideia muito boa. Mas, jamais imaginei que, em novembro de 2016, nós estaríamos aqui com esta sala cheia”.

Findadas as declarações, o palestrante convidado, o professor Andrade deu início à sua apresentação acerca da importância de uma empresa júnior, utilizando os dados levantados por meio de uma pesquisa realizada com alunos, professores e egressos, e que constatam o valor agregado ao currículo de um universitário que passa por este processo. “O que a gente quer mostrar é que uma empresa como esta tem como objetivo aplique e aprimore os conhecimentos adquiridos no curso, em qualquer curso”.

Andrade também usou na explicação o exemplo da “Sala de Aula Invertida”, modelo no qual o aluno estuda em casa e os estudos durante a aula. Segundo o professor, uma empresa oferece a vivência que um estudo em sala não oferta. “O processo de construção de mundo fica muito mais efetivo [em uma empresa júnior] do que em um estudo de caso, onde você se baseia na experiência de outra pessoa”. Ou seja, de acordo com Andrade, os alunos que passam por uma empresa júnior se destacam mais em processos de estágio e trainee.

A  fala do professor ainda destacou que uma empresa júnior não é benéfica apenas para o estudante, mas também para a instituição na qual ele estuda, uma vez que o universitário que passa por esta experiência é mais bem visto no mercado de trabalho, e, consequentemente, é associado à imagem da instituição na qual estudou, elevando o prestígio da universidade e dos alunos formados nela. “Sempre me questionei o por que de muitas instituições não adotarem as empresas júnior; me explicaram que elas viam isso como custo. Mas, aí é que está: é custo, não é despesa”.

GE DIGITAL CAMERA

Professor Antonio Andrade no final da apresentação

Após o término da palestra do professor Andrade, um convidado de honra se dirigiu à frente da sala para dizer algumas palavras. Trata-se de Luiz Affonso Romano, presidente da Associação Brasileira de Consultores, que em sua fala breve deixou uma mensagem de incentivo muito importante para os estudantes presentes. “Eu não vejo vocês como meus concorrentes, mas sim como meus futuros colegas de profissão”. E, para encerrar a noite, todos os membros do Comitê – e os respectivos cargos – foram apresentados aos alunos, oficializando o objetivo do evento.


Daniel Deroza– 4º Período

Um comentário sobre “Aplicando e aprimorando conhecimento

  1. Pingback: Empresa Junior da UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s