A automação de testes através da ferramenta Coded UI e a importância da tecnologia nos dias atuais

O campus Tijuca recebe entre os dias 7 e 11 de novembro a Semana de Ciência e Tecnologia 2016. O evento, que já abordou temas como linguagem de Java Script, conta com a parceria de professores, colaboradores, egressos, alunos, palestrantes e parceiros para a realização. O propósito dessa edição foi promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências em Ciência e Tecnologia, além de gerar oportunidades para os alunos desenvolverem competências acerca de networking e produção de conteúdos. Para isso, foram ministradas palestras, mini cursos sobre programação, resolução e avaliação de questões para o ENADE 2017, discussões em torno da iniciação científica, monitoria, intercâmbio e organização.

A programação do penúltimo dia do evento, 10, abordou os temas: SpecFlow – Specification – By –Example: criando uma ponte entre analistas e desenvolvedores, através de regras de negócios legíveis e de exemplos; Coded UI integrado com TFS – Automação dentro do ALM Microsoft; Sistema de Telemetria em controle e automação e equipamentos de proteção contra surtos elétricos após descargas atmosféricas; Mini curso sobre Linguagem Go; Segurança da informação; Aprendizado no curso de Ciência da Computação e palestra sobre Internet Things.

foto-tecnolog

Para a discussão em torno do conteúdo Coded UI integrado com TFS – Automação dentro do ALM Microsoft, foi recebido Vítor Cardoso, da Doq Consulting. Com o propósito de esclarecer o termo, foi mencionado que se trata de uma ferramenta de automação de testes da Microsoft no Visual Studio, que dispõe de inúmeros recursos e é integrada ao Test Manager. Automatizar testes é uma atividade que auxilia durante o desenvolvimento de um produto, e para isso, estão disponíveis no mercado muitas ferramentas, algumas com open-source e outras privadas. Na opinião de Vitor Cardoso, a execução de maneira automatizada é um excelente recurso. “Se fossem feitos de forma manual, resultariam em um trabalho extremamente denso e volumoso. A melhor forma de realizar este processo é através de ferramentas que façam isso de forma automatizada e que ofereçam relatórios em caso de falha. Isso aumenta a produtividade de toda a equipe”.

vitor-cardoso-durante-a-palestrajpg

Vitor Cardoso durante a palestrajpg

Por intermédio do Coded UI é possível automatizar verificações em plataforma Windows Phone, Web e Desktop. Já o Microsoft Test Manager é um gerenciador de testes da Microsoft, e nele são gerenciados os casos de teste, execuções e bugs. Scrips de verificação criados no Coded UI podem ser vinculados a casos de teste contidos no Test Manager, resultando em uma rastreabilidade. Possibilita a execução dos scripts de teste a partir do próprio Test Manager no ambiente Lab.

Em outra sala do Campus tijuca foi ofertado o minicurso de “Linguagem Go”, ministrado pelo aluno Silas Villon, que falou sobre um ambiente de programação de código aberto que faz com que seja fácil a substituição de software simples, confiável e eficiente. O segundo palestrante da noite falou sobre a segurança da informação com o Engenheiro Felipe Curty, onde ele abordou o tema da segurança dentro do ambiente dos bancos e afins, já que ele é responsável pela parte de segurança do BNDES. De acordo com Felipe, “a segurança envolve, tecnologia e pessoas, que nem sempre falam a verdade ao das informações”.

Passando para uma nova vertente, o professor Egresso Eduardo Xavier falou sobre o aprendizado no curso de ciência e computação que abrange a elaboração de programas de informática, faz a análise das necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, administra equipes de criação e instala sistemas na área da computação.

O último palestrante da noite foi Cláudio Micell, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele abordou o tema Internet of Things, que significa ”Internet das coisas”. “O mundo está mudando e ‘as coisas’ tem seu lugar na internet”, comenta o especialista. Ele ainda abordou um dos assuntos mais falados no momento, o e-gov, que se refere a uma das principais formas de modernização de estado e é fortemente associado ao uso das novas tecnologias para a prestação de serviços na área pública, pois, segundo ele, muda a forma de como o governo interage com as pessoas, empresas e outros governos.


Laís De Martin– 8º Período
Camila Claros- 8 período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s