Na última terça, dia 8, o campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida ofereceu mais um evento para desenvolver o conhecimento dos estudantes. Trata-se da Semana de Ciência e Tecnologia 2016 e neste segundo dia do evento os estudantes inscritos tiveram a oportunidade de participar de um minicurso introdutório de desenvolvimento web por meio do JSF, realizado em um dos laboratórios de informática da faculdade e ministrado por Arthur Ferreira de Sousa e Marcelle Ramos Panzariello, ambos alunos da UVA.
A sigla JSF refere-se ao Java Script Face, que permite a montagem de uma página virtual através da utilização de códigos e linguagens desconhecidos do público leigo. Por meio da plataforma, é possível, por exemplo, formatar todo o layout de um site e administrar uma série de outros fatores técnicos de um endereço na web. O mini curso aconteceu durante a tarde – às 14h, horário marcado para o início da aula, quase todos os computadores do laboratório oito já estavam ocupados.
Para começar, Marcelle e Arthur explicaram tudo sobre a plataforma que utilizada para o workshop, além dos websites que auxiliam o trabalho de um desenvolvedor de web, como o primefaces.org, onde é possível fazer download de modelos de painel e outros dados necessários para uma página. Ao longo de toda a aula, a dupla deu diversas dicas que otimizam o tempo de desenvolvimento web, principalmente no que se refere à diferença entre a linguagem popular e a linguagem técnica de computador. “Evitem usar nomes com pontuação e espaços, porque o computador não lê estes códigos, e isso pode causar problemas”, explica Marcelle.

Após, aproximadamente, uma hora e meia de curso, problemas de conexão à internet prejudicaram o andamento da aula, uma vez que o sinal só foi reestabelecido depois de vários minutos, nos quais os laboratorista da UVA analisaram os terminais de todos os alunos que se queixavam por não conseguir baixar o itens necessários para a continuidade da atividade. Enquanto isso, Arthur e Marcelle circularam pela sala auxiliando os estudantes que ainda estavam conectados à rede. Todo o processo levou cerca de meia hora.
Às cinco da tarde, quando o workshop chegou ao fim, a dupla se disponibilizou para tirar dúvidas, informando, inclusive, os e-mails pessoais de cada um aos alunos. Arthur também aproveitou para destacar a importância do Java Server Face para quem pretende trabalhar com desenvolvimento web. “Você consegue fazer qualquer aplicação com o JSF, e é até por isso que o nosso projeto final da faculdade é sobre ele”, revela o estudante, e completa dizendo que “é claro que já existem outras tecnologias mais avançadas, mas o JSF continua sendo o mais utilizado”.
Daniel Deroza- 4º Período
Pingback: A automação de testes através da ferramenta Coded UI e a importância da tecnologia nos dias atuais |