Cinema

Na fenda da imaginação!

239318-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxBaseado no best-seller infantojuvenil “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” (em inglês “Miss Peregrine’s Home For Peculiar Children”), lançado em 2011, o filme “Lar das Crianças Peculiares” promete mexer com a sua imaginação. Desde monstros até poderes de personagens especiais, o longa do visionário diretor Tim Burton faz com que você faça uma volta no tempo, em épocas específicas, principalmente à infância.

O filme retrata a vida de um adolescente comum da Flórida, Jack, que sempre teve uma ligação especial com seu avô, principalmente com as histórias que ele contava na hora de dormir quando o jovem era criança. Nestas histórias, os personagens principais eram crianças especiais que moravam num orfanato em fendas criadas nos anos. O que Jack não sabia era que seus contos de ninar eram mais reais e estavam mais pertos do que o imaginado.

Com cenários marcantes – europeu e norte-americano – o longa aborda o clima típico de cada localidade, assim como o sotaque, vestimenta, tradição. Ou seja, a particularidade dando a sensação de realidade, de acordo com o tempo abordado em cena (passado e presente). O elenco é composto pelo queridinho hollywoodiano Samuel Jackson (Barron), que dá pitadas de humor a algumas cenas, além de Eva Green (Srta. Peregrine), Ella Purnell (Emma Bloom) e Asa Butterfield (Jake Portman) como protagonistas.

Como já é característico do diretor, é possível observar o abuso de efeitos especiais e um misto de ficção e realidade. Isto é, a criatividade de personagens excêntricos no dia-a-dia de pessoas comuns. Ainda mais com o efeito 3D, que aproxima o telespectador da trama, criando maior envolvimento. Embora o longa seja de ficção e com criaturas exóticas, o que o poderia tornar assustador, é possível identificar cenas com humor, assim como cenas de amor, carinho e a união familiar.

102260-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Para quem está esperando o filme do século, diferente do habitual, pode se decepcionar, pois o longa exalta as principais características do diretor: imaginação e personagens sobrenaturais, o que dá a sensação de deja-vù.

Durante o início, a maneira abordada pela história faz com que você sinta vontade e curiosidade em terminá-lo para desvendar o mistério e mergulhar nessa aventura, porém, ao desenrolar da história, o enredo deixa a desejar com um desfecho pobre perto do prometido inicialmente. Para quem gosta de explorar o lado criativo, junto da fuga de uma realidade, o curta irá agradar. Mas não espere nada diferente do que já foi visto.


 

Nathália Gomes – 8º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Na fenda da imaginação!

Deixe um comentário