Esporte

Um rei sem coroa

O último dia de competições paraolímpicas de Tiro Esportivo contou com muitas emoções para o público presente. O multicampeão Abdulla Alaruano protagonizou uma decisão histórica na competição. E, o que mais surpreendeu o público, foi quando – logo na fase classificatória – o britânico Matthew Skelhon surpreendeu a todos ao estabelecer um novo recorde paralímpico de maior pontuação já feita na categoria de R6 Tiro com Carabina a 50m SH1, fazendo 6622,5 pontos.

Todavia, esse bom desempenho não se repetiu na final e ele teve de se contentar com a 6º colocação e viu  Cuiping Zhang, da china, ganhar a competição no último tiro, ao vencer o árabe Abdulla Alaruano. Visivelmente abatido após a final, o medalhista de prata teve de ser amparado por outros membros da equipe para se recuperar. Já alguns postos de tiro ao lado, Cuiping parecia não acreditar que tinha conseguido virar o placar no último disparo e, quando a ficha finalmente caiu, explodiu em alegria, junto com a – sempre presente – torcida chinesa. O bronze ficou com Laslo Suraji, da Sibéria.

dsc00216
Abdulla sendo amparado por companheiro de equipe. [foto: Iago Moreira/ Agência UVA].

Abdulla chegou a três finais nestas paralimpíadas, mas foi prata em todas. Após a cerimônia de premiação, o atleta desfilou pelos corredores do Centro Olímpico de Tiro Esportivo de Deodoro para tirar a foto final da equipe Árabe, falar com a imprensa e atender os fãs. O esportista, ainda muito chateado, venceu a edição de Londres e era favorito para esta, mas por erros próprios deixou o ouro escapar.

dsc00239
Equipe de Tiro Esportivo da dos Emirados Árabes Unidos. No centro, Abdulla com suas três medalhas de prata. [foto: Iago Moreira/ Agência UVA].

Já a tarde, o estande principal recebeu a última prova desta edição dos Jogos Paralímpicos. A competição também contou com uma quebra de recorde. A iraniana Sareh Javanmardidodmani conseguiu a maior pontuação de finais paraolímpicas já feitas na categoria P4 Tiro com Pistola a 50m SH1. Com impressionantes 189,5 pontos, a atleta não enfrentou dificuldades e conquistou o ouro. O chinês Chao Yang e o ucraniano Oleksii Denysiuk ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Assim, com uma temperatura digna de verão carioca, a cidade se despede de mais um esporte com muita emoção.


Iago Moreira- 6º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Um rei sem coroa

Deixe um comentário