Jovens moradores da cidade do Rio têm a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes nos Jogos Olímpicos 2016.
Na tarde desta segunda-feira (15), foi realizada no Rio Media Center (RMC) a coletiva de imprensa para apresentar o Projeto Jovem Aprendiz do Desporto (Jade 2016). A atividade atende 455 jovens e inclui formação teórica e prática para atuação na organização de eventos esportivos durante os jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016. O evento teve participação do Superintendente Regional do Trabalho, Helton Yomura, do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o Secretário de Relações do Trabalho, Carlos Lacerda. Também fizeram parte da coletiva, quatro jovens aprendizes em período prático. Ruan Ricardo (Jovem Aprendiz no Maracanãzinho), Lorena Silva e Leandra Patrícia (Estádio Olímpico), e Ana Gabriela (Sambódromo).

Logo no início, Ronaldo Oliveira comemorou o sucesso do Jovem Aprendiz de Desporto. Ele ainda destacou a experiência que os jovens estão tendo, podendo conhecer a realidade do país, ainda em um período festivo e ainda informou que todos os selecionados recebem uma bolsa na faixa de meio salário mínimo, lanche e vale transporte.
No entanto, o destaque da coletiva ficou pela fala animada dos estudantes. Mesmo nervosa a jovem aprendiz Leandra Patrícia saudou os jornalistas do RMC e contou um pouco sobre a sua experiência: “Tem sido uma oportunidade maravilhosa! Faço novas amizades e, além disso, consigo aprender sobre novas culturas”.

Outro estudante, Ruan Ricardo Guimarães, além de destacar como está sendo incrível participar do intercâmbio cultural, ainda parabenizou o projeto pela forma dinâmica que as aulas teóricas são feitas. “Aprendemos por meio de oficinas, com crianças e discutindo com colegas. É tudo feito de uma maneira diferente do já conhecido contexto de sala de aula, que é só professor e aluno”.
Foram 1,600 jovens inscritos no projeto e cerca de 500 selecionados. O ministro do trabalho explicou que o critério utilizado para a seleção dos estudantes foi a situação socioeconômica de cada um, e que todos eles estivessem matriculados e cursando o ensino médio. Ele ainda enfatizou que a ideia da organização é de estender o projeto para outras unidades para que ele venha a ser um programa permanente que ajude muitos outros jovens no Brasil.
Fatima Amaral – 6° período
Rodrigo Soares – 6° período
0 comentário em “Instruído para o sucesso”