Delegação russa é banida dos Jogos Paralímpicos

O ouro custou caro à Rússia. Na coletiva realizada neste domingo (07), o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sir Philip Craven, e sua comitiva leram o Relatório McLaren, elaborado por um advogado canadense após a revelação do doping russo, e amenizaram as críticas feitas pelo presidente russo Vladimir Putin e de Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

O documento, baseado na denúncia de Grigory Rodchenkov ao jornal New York Times, detalha todo o processo dos russos para fraudar os exames antidopings. Segundo Richard McLaren, após o mau desempenho da delegação russa nos Jogos de Inverno em Vancouver, em 2010, o Estado colocou em prática a Metodologia de manipular os resultados dos exames. Sendo assim, nas Olimpíadas de Londres, em 2012, no Mundial de Atletismo, em 2013, nos Jogos de Sochi, em 2014, e no Mundial de Natação, em 2015, os atletas russos competiram com uso de remédios e estimulantes.

O COI amenizou as denúncias feitas pelo relatório e baniu apenas atletas de determinadas modalidades dos Jogos no Rio, gerando críticas de autoridades esportivas de todo o mundo. O mesmo não aconteceu com o IPC, pois foi anunciado a suspensão geral da Rússia na Paralimpíada. De acordo com o relatório McLaren 45 atletas paralímpicos tiveram seus exames manipulados nos Jogos de Inverno de Sochi. “Eu tinha muita simpatia pelos competidores que perderão os Jogos, mas a decisão foi tomada por um bem maior”, explicou Sir Philip. “Não podemos permitir a glória a qualquer custo”, completou o presidente.

Após um discurso de Putin revelando haver “politização no esporte” as autoridades do evento paralímpico garantiram que ninguém foi influenciado por decisões partidárias. Thomas Bach, por sua vez, disse que o sistema de controle de doping da Agência Mundial de Doping está falido e criticou a demora em que foi notificado do caso russo. A Rússia, após o anúncio oficial do banimento, disse que recorrerá da decisão na Corte Arbitral do Esporte.


Gabriel Brum – 5º Período 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s