Geral Participe da notícia

Rio 2016 e as mudanças operacionais na cidade

Na tarde da última sexta aconteceu a 3ª coletiva de imprensa no Rio Media Center. Para explicar as operações da cidade na primeira semana dos Jogos, a entrevista contou com a presença do Diretor de Operações da Cidade da Empresa Olímpica Municipal, Leonardo Maciel, do Secretário de Transporte, Rafael Picciane, e com a Presidente e o Diretor da CET-Rio, Claudia Secin e Joaquim Dinis, respectivamente.

O secretário Rafael Picciane, ressaltou a importância do uso de conduções públicas para os acessos de locais interditados. Recomendou, também, o uso do cartão RioCard durante as competições, uma vez que ele é ser ilimitado e unifica os transportes regulares da cidade, como metroviários, ferroviários e rodoviários, incluindo até mesmo o BRT e o VLT. Rafael ainda recomenta que quem não for participar do evento, não faça percursos de maiores movimentações.

Jpeg
Autoridades na 3ª coletiva de imprensa do RMC. [foto: Victtor Luca/ Agência UVA]

Quando o assunto é um atentado terrorista que possa acontecer durante os Jogos, Rafael Picciane conta que pelo Brasil não ter nenhum histórico de ataques, e ser um país pacífico, torna a situação mais tranquila. Mas que todas as forças de segurança estão em alerta, e garante à população: “não temam nenhum tipo de ações desse modo”.

Já o diretor de Operações da CET-Rio citou algumas das transformações que estão ocorrendo na cidade. Entre elas a criação das Faixas Olímpicas, que tem o intuito de facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e as instalações dos Jogos, começando a valer neste domingo até o dia 22 de agosto.  Quanto aos transportes rodoviários, 109 linhas municipais e 50 intermunicipais terão os itinerários alterados. Como forma de apoio para manter a população mais informada, haverá Painéis de Mensagens Variáveis pela cidade.

Tocha Olímpica e a Cerimônia de abertura

Diversas operações especiais serão feitas em todos os bairros do Rio para dar apoio a passagem da tocha, como pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres, atividades de logística operacional, entre outras. Todo esquema contará com 485 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal, além de 25 veículos operacionais, 40 motocicletas e 45 reboques, para casos de acidentes ou quebra de veículos.


Passagem da tocha olímpica pela cidade

  • QUARTA-FEIRA (03/08): Centro, Saúde;
  • QUINTA-FEIRA (04/08): Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Bangu, Padre Miguel, Realengo, Magalhães Bastos, Vila Militar, Deodoro, Vila Valqueire, Oswaldo Cruz, Madureira, Centro, Jardim Botânico, Lagoa, Ipanema e Copacabana;
  • SEXTA-FEIRA (05/08): Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Urca, Flamengo, Catete, Glória, Lapa;

Fonte RMC


Na a Cerimônia de Abertura, que acontecerá no Estádio do Maracanã, o estacionamento das vias em torno do estádio estará proibido a partir das 17h do dia 03, até duas horas após o término do evento, tudo isso será feito para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para o trajeto dos pedestres. Essa operação conta com 650 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal; 70 painéis de mensagens variáveis; 65 veículos operacionais; 85 motocicletas; para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade; e 40 reboques. Lembrando que apenas veículos autorizados poderão circular nas áreas bloqueadas.


Caroline Iglesias- 5º período;
Victtor Luca- 5º período.

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Rio 2016 e as mudanças operacionais na cidade

Deixe um comentário