Na tarde da última sexta aconteceu a 3ª coletiva de imprensa no Rio Media Center. Para explicar as operações da cidade na primeira semana dos Jogos, a entrevista contou com a presença do Diretor de Operações da Cidade da Empresa Olímpica Municipal, Leonardo Maciel, do Secretário de Transporte, Rafael Picciane, e com a Presidente e o Diretor da CET-Rio, Claudia Secin e Joaquim Dinis, respectivamente.
O secretário Rafael Picciane, ressaltou a importância do uso de conduções públicas para os acessos de locais interditados. Recomendou, também, o uso do cartão RioCard durante as competições, uma vez que ele é ser ilimitado e unifica os transportes regulares da cidade, como metroviários, ferroviários e rodoviários, incluindo até mesmo o BRT e o VLT. Rafael ainda recomenta que quem não for participar do evento, não faça percursos de maiores movimentações.

Quando o assunto é um atentado terrorista que possa acontecer durante os Jogos, Rafael Picciane conta que pelo Brasil não ter nenhum histórico de ataques, e ser um país pacífico, torna a situação mais tranquila. Mas que todas as forças de segurança estão em alerta, e garante à população: “não temam nenhum tipo de ações desse modo”.
Já o diretor de Operações da CET-Rio citou algumas das transformações que estão ocorrendo na cidade. Entre elas a criação das Faixas Olímpicas, que tem o intuito de facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e as instalações dos Jogos, começando a valer neste domingo até o dia 22 de agosto. Quanto aos transportes rodoviários, 109 linhas municipais e 50 intermunicipais terão os itinerários alterados. Como forma de apoio para manter a população mais informada, haverá Painéis de Mensagens Variáveis pela cidade.
Tocha Olímpica e a Cerimônia de abertura
Diversas operações especiais serão feitas em todos os bairros do Rio para dar apoio a passagem da tocha, como pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres, atividades de logística operacional, entre outras. Todo esquema contará com 485 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal, além de 25 veículos operacionais, 40 motocicletas e 45 reboques, para casos de acidentes ou quebra de veículos.
Passagem da tocha olímpica pela cidade
- QUARTA-FEIRA (03/08): Centro, Saúde;
- QUINTA-FEIRA (04/08): Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Bangu, Padre Miguel, Realengo, Magalhães Bastos, Vila Militar, Deodoro, Vila Valqueire, Oswaldo Cruz, Madureira, Centro, Jardim Botânico, Lagoa, Ipanema e Copacabana;
- SEXTA-FEIRA (05/08): Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Urca, Flamengo, Catete, Glória, Lapa;
Fonte RMC
Na a Cerimônia de Abertura, que acontecerá no Estádio do Maracanã, o estacionamento das vias em torno do estádio estará proibido a partir das 17h do dia 03, até duas horas após o término do evento, tudo isso será feito para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para o trajeto dos pedestres. Essa operação conta com 650 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal; 70 painéis de mensagens variáveis; 65 veículos operacionais; 85 motocicletas; para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade; e 40 reboques. Lembrando que apenas veículos autorizados poderão circular nas áreas bloqueadas.
Caroline Iglesias- 5º período;
Victtor Luca- 5º período.
0 comentário em “Rio 2016 e as mudanças operacionais na cidade”