Beco dos Garranchos Comunicação

Novos caminhos da publicação literária

Como publicar um livro? De que maneira adentrar o seleto e concorrido mercado editorial, lugar onde muitos aspirantes a escritores querem estar? Estas perguntas gravitam em torno da cabeça de muitas pessoas que desejam ter suas obras ligadas ao nome de grandes editoras e, consequentemente, poder viver daquilo que gosta de fazer. Para muitos, este processo parece bem simples, mas quem se arrisca, sabe que não é bem assim que funciona.

Escritores que querem ver seus feitos nas prateleiras utilizando o modo tradicional têm de primeiro, enviar cartas de apresentação acompanhadas de seus manuscritos às editoras e esperar por uma resposta por meses, às vezes até por anos, isso se o retorno acontecer – o trabalho de agentes literários que farão o intermédio entre autor e publicadora não é tão comum no Brasil como na América do Norte, por exemplo, mas é uma possibilidade.

IMG_20151206_121544__noah__CreamSoda
Livro “A rainha do coração congelado” de Rebeca Melo

E, mesmo assim, após um original ser aceito, existem mais uma série de reuniões antes de o processo editorial propriamente dito começar. Em outras palavras: não se publica um livro da noite para o dia – principalmente se o autor for um desconhecido. No entanto, nós últimos anos, em especial com o avanço das mídias sociais, talentos anônimos têm aderido a um caminho que torna o sonho da publicação literária mais tangível: o lançamento independente.

Com o advento de plataformas virtuais como o site Amazon e o aplicativo Wattpad toda a tensão que envolve os autores durante o período de análise de um manuscrito pode ser aliviada, entretanto, por não haver uma editora por trás da publicação, o trabalho do escritor aumenta, afinal, ele terá que realizar todas as tarefas as quais uma empresa e seus muitos setores fariam.

Estas tarefas a serem cumpridas envolvem: revisão de texto, diagramação, design de capa e contracapa e divulgação. Ou seja, é uma grande quantidade de trabalho, porém, é este caminho que muitos escritores estão tomando. E isso não se deve somente à demora e à incerteza do método tradicional – no Wattpad, a maioria dos usuários são jovens, os quais não têm muita noção de como funciona este mercado e encontraram no app um meio de apresentar seu trabalho ao público, tendo o reconhecimento como recompensa – e, quem sabe, um retorno financeiro.

E é neste ponto que surge a primeira diferença entre a plataforma e o Amazon: neste último, os autores têm a opção de escolher se querem receber por livro vendido – a simplório quantia de um real por livro, mas, como diz o ditado, “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Além disso, somente o fato de o livro estar publicado já aumenta a visibilidade da obra, aumentando as chances de uma editora se interessar. A publicação independente não anula a possibilidade de uma tradicional. E no Brasil temos exemplos disso.

Caso de Sucesso

Em terras brasileiras, um número considerável de escritores tem alcançado o sucesso no Wattpad. Um exemplo é Rebeca Soares Melo, de 22 anos. A jovem, nascida em Brasília, criada em Guiné-Bissau e atual moradora de João Pessoa, possui mais de trinta e nove mil seguidores na plataforma e seu livro “As Lendas de Saas” foi eleito um dos melhores do aplicativo. Além dos romances, também publicou o guia “Como Ser Popular no Wattpad”, o primeiro manual do gênero em língua portuguesa. Rebeca concedeu uma entrevista à Agência UVA para falar mais sobre o seu trabalho.

Rebeca_Em Alta_04 - Cópia
Escritora Rebeca Melo

AGÊNCIA UVA: Você sempre quis ser uma escritora, ou isso foi algo que aconteceu naturalmente, devido a sua aptidão para a escrita?

Rebeca Melo: Não, na verdade eu nunca quis ser escritora, descobri que gostava de contar histórias por acaso, quando tinha 13 anos. Entretanto, sempre considerei a escrita como uma diversão, jamais imaginei que eu talvez tivesse alguma aptidão ou talento…. Até que, em 2012, eu finalmente percebi o quanto amava escrever e que, se me esforçasse o suficiente, poderia sim ser escritora. Então na verdade esse sonho é bem recente.

AS_LENDAS_DE_SAAS_1454171121514583SK1454171121BAU: O seu livro, “As Lendas de Saas”, foi eleito um dos melhores do Wattpad. Como você se sentiu ao saber disso? E como surgiu a ideia de escrevê-lo?

RM: Eu me senti muito feliz, porque foi algo totalmente inesperado! A ideia de escrever ALDS surgiu enquanto eu tentava dormir…. Veio-me uma cena na cabeça: um nômade no topo de uma colina, segurando um cajado, observando uma aldeia ao longe, que brilhava como vagalumes. Naquele momento eu sabia que estava nascendo uma história épica. O mais engraçado é que essa é uma cena do capítulo 5, e que esse nômade nem é o personagem principal.

AU: Você tem um grande número de seguidores no Wattpad, tornando-se uma das escritoras mais populares da plataforma aqui no Brasil. Como você chegou a este patamar?

RM: A Bíblia fala que Deus faz mais do que pedimos ou pensamos. Para mim, foi exatamente isso que aconteceu. Eu comecei a postar no Wattpad sonhando em conquistar milhares de leitores – e também futuras publicações. Investi tempo e muita criatividade nas divulgações, colhendo visualizações e reconhecimento. Foi incrível!

AU: Você lançou o guia “Como ser popular no Wattpad”, que dá dicas para outros escritores consigam aproveitar melhor para a plataforma, tal qual você fez. Como surgiu a ideia de escrevê-lo?

RM: Quando percebi minha própria dificuldade de entender o Wattpad e de conquistar um público (afinal todo começo é difícil), descobri que existiam guias de ajuda em inglês. Li alguns deles, que me ajudaram muito! Então, notei outra carência: não havia guias em português. Por isso decidi fazer o meu próprio guia de ajuda. Dois anos depois, eu o reeditei, acrescentando coisas que tinha aprendido naquele período.

AU: As dicas descritas no Guia são detalhes que você foi reparando ao longo da sua trajetória ou são conhecimentos que você já tinha e decidiu escrever sobre eles?

RM: Não, foram coisas que eu aprendi e observei conforme utilizava o site. Daí a reedição de 2016 (a primeira edição foi em 2014).

AU: Quais são os seus projetos para o futuro?

RM: Estou escrevendo um livro baseado em Peter Pan, chamado Do Outro Lado da Lua. Pretendo publicá-lo, porém, não tenho pressa. Estou planejando como farei essa proeza, afinal existem várias opções de publicação e eu preciso descobrir qual é a melhor – e possível – para mim. Sei que a escolha certa poderá me colocar como um nome no mercado.

AU: E, para finalizar, você pode dar mais uma dica para os aspirantes a escritores?

RM: Claro! A dica que eu dou é: o seu trabalho não é só escrever e, quanto mais cedo você perceber isso, melhor para a sua carreira. O autor iniciante precisa provar para a editora que ele não é um investimento de alto risco. E a melhor maneira de fazer isso é fidelizando um público. Seja no Wattpad, YouTube ou Amazon…. Conquiste um público. No Brasil isso pode ser a diferença entre receber o “sim” ou o “não” de um editor.

Para manter seus seguidores atualizados sobre seu trabalho, Rebeca mantém uma página no Facebook e um site pessoal (www.rebecamelo.com), além de seu perfil no Wattpad.


Daniel Deroza – 3º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Novos caminhos da publicação literária

Deixe um comentário