Comunicação criativa

Youtubers e assessores roubam a cena no último dia da SECOM ao incentivarem a inovação.

A última quarta-feira (08) ficou marcada como o último dia da XII Semana da Comunicação do Campus Tijuca na Universidade Veiga de Almeida. O Evento, organizado por alunos de jornalismo e publicidade, contou com a participação de diversas personalidades e atrações, divididas entre vários espaços dentro da faculdade. A primeira palestra a ser apresentada ontem foi a “Youtube: a Ascensão do Novo Mercado da Comunicação”, mediada pela professora Daniela Oliveira.

A palestra, considerada por muitos como a melhor de todos os dias, contou com a participação do ator, humorista e youtuber Daniel Curi; do publicitário e diretor de conteúdo da Parameker Maicol Ximenes; dos cantores do grupo TriGo Victor Leví e Giul Abreu e do especialista em Marketing, e ex-aluno da Veiga, Renato Siqueira.

Durante a apresentação os participantes foram convidados a explicar as respectivas funções no youtube e a debater sobre o passado, o presente e o futuro da rede social. O primeiro a pegar o microfone foi o ator Daniel Curi, que desde a sua chegada não parou de fazer piada com a plateia e com seus colegas de palco. Segundo o humorista, é uma ilusão pensar que só porque o youtube é uma rede social da internet ele não mereça importância, uma vez que o público que consome aquele produto é muito mais fiel que o da televisão. Pensamento semelhante ao do especialista em Marketing Renato Siqueira.

IMG_6289

Clima de descontração reina depois de palestra com Daniel Curi (esq.), Daniela Oliveira, Maicol Ximenes, Renato Siqueira, Victor Leví e Giul Abreu (dir.)  [foto: Iago Moreira/Agência UVA]

“Hoje em dia vale mais a pena investir no público alvo de um determinado canal do youtube porque os interesses deles têm mais ligação com o produto que você quer vender”, comenta o especialista. Ainda segundo Renato, também não basta alguém abrir um canal no youtube sem nenhum foco pensando que irá fazer sucesso. “Hoje quanto mais nichado o produto que você quer vender for, melhor para os números. Um canal de games provavelmente não irá crescer muito hoje em dia, pois já existem muitos. Mas se falando de um canal de games antigos da Nintendo, aí sim há oportunidade no mercado, pois é muito mais fechado e não existe concorrência”. Finaliza o profissional de marketing.

Os convidados ainda salientaram a importância da aprendizagem para o comunicólogo. “Eu edito foto, vídeo, faço efeitos visuais em geral no VFX e aprendi tudo pelo youtube, vendo vídeo-aula. Hoje vocês têm essa ferramenta maravilhosa. Não precisam mais ficar pagando caríssimo em cursos que muitas vezes vão te dar só um pedaço de papel. Quem quer corre atrás e consegue aprender sozinho, então vamos lá porque nesse mercado não dá para ficar parado”, finaliza o ator, completando com umas piadinhas para quebrar o clima e arrancar gargalhadas da plateia.

No período da tarde o público foi convidado a participar das duas últimas oficinas da SECOM. A primeira chamada de “Criação de Histórias em Quadrinhos e Fanzines” foi ministrada pelo Ilustrador Cris Gadelha e minutos antes de começar já juntava uma grande fila de alunos ansiosos para aprender os ensinamentos. Sentimento compartilhado por aqueles que foram no workshop de Rian Rezende, intitulado de “Dungeons & Designers: a Construção da Narrativa no Rpg” (nome em homenagem ao jogo do gênero mais famoso do mundo, D&D- Dungeons & Dragons).

O relógio marcou oito horas da noite e junto com ele a batida da Black Music ressoou no Salão Preto do Campus Tijuca. O grupo ‘Black Tude’ foram convidados a se apresentar no ‘Espaço Pop pop pop’. A apresentação foi, sem dúvidas, a mais aclamada pelo público. Contando com mais de 10 integrantes, os dançarinos animaram as pessoas que por ali passaram e fizeram uma verdadeira festa com os mais animados, chamando quem quisesse para dançar junto com eles.

A última, mas não menos importante, atração da XII SECOM foi sobre “O Papel dos Profissionais da Comunicação na Construção de um Ídolo Pop”. Mediada pelo professor Márcio Ferreira, a palestra contou com a participação de quatro convidados: o Escritor e Diretor da ‘Build Up Media’; do Assessor de Imprensa da ‘Ju Mattoni Comunicação’, Paulo Pimenta, que tem a cantora Anitta com o maior destaque; do Assessor, Redator Publicitário e Ex-aluno da Veiga Pedro Vieira; e da Assessora de Imprensa da ‘Toda Comunicação’ Verônica Pacheco.

Durante duas horas de apresentação, os profissionais compartilharam cases pessoais sobre situações que já vivenciaram em suas vidas de assessores. “Sejamos cavalheiros. Primeiro as Damas”, comenta o mediador do debate. Sendo assim Verônica foi a primeira a pegar o microfone para resumir um pouco da carreira profissional em apenas 15 minutos. Sem enrolar muito, a convidada compartilhou um fato que viveu enquanto trabalhava em uma empresa de trens, no qual aproveitou uma crise no setor aéreo para conseguir uma projeção grande para o cliente.

IMG_6423

Verônica Oliveira (esq.), Daniel Pandeló, Paulo Pimenta e Verônica Pacheco antes da palestra começar. [foto: Iago Moreira/Agência UVA]

Depois de muitas conversas, a mensagem que os palestrantes queriam passar era quase a mesma. A de que o jornalista que quer trabalhar nessa área não pode parar de se especializar e ter mente aberta para inovações. O ponto alto da noite foi quando essas ideias foram ditas pela própria cantora Anitta, através de um vídeo-selfie gravada por ela a pedido de seu assessor Paulo Pimenta. A euforia foi grande e deu para se ver o brilho nos orgulhosos olhos dos organizadores do evento. Com esse sentimento o dia se findou e, junto com ele, mais uma edição da SECOM. Aproveitando a temática nerd, uma frase resume o desejo de quem participou do episódio. Vida longa e próspera para a Semana da Comunicação.


Iago Moreira- 5º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s