Arte Geral

Uma afinidade pelo desconhecido

“ComCiência” é a primeira exposição individual da artista australiana Patricia Piccinini e está fazendo muito sucesso no Brasil. Depois de passar pelos Centros Culturais de Brasília e São Paulo, recebendo mais de 500 mil visitantes, a mostra chega ao Rio de Janeiro com duas novidades, “Breath Fruit” e “The Breathing room”. Além disso, as demais obras são compostas por seres que geram, ao mesmo tempo repulsa e empatia devido as formas e expressões.

A escultura “Breath Fruit”, criada especialmente para preencher o espaço da rotunda (salão de entrada do CCBB) Segundo a artista, “o grande desafio foi conceber uma obra adequada à escala do lugar e ao mesmo tempo à intimidade sugerida pelo restante da mostra”. Já a segunda novidade se chama “The Breathing room”, um quarto interativo que proporciona uma imersão multissensorial.

Breath Fruit.jpg
Breath Fruit

É difícil resumir em palavras a experiência de entrar no “The Breathing room”, mas – contextualizando – o “Quarto que respira” (tradução literal) imerge o público em uma espécie de corpo humano, estimulando de três maneiras as sensações do expectador. Projeções de imagens, movimentação do piso e músicas ambientes são as técnicas usadas nesse processo. Um fato curioso é que conforme a respiração do quarto aumenta, as ações ficam mais intensas.

Já a escultura inflável “Breath Fruit”, tem quase 25 metros de altura e 9,5m de largura, que – à primeira vista – esconde uma menina de olhares fixantes, mas quando o ar enche o balão, revela uma índia ajoelhada sob a obra. Patricia Piccinini define como “o equilíbrio de contrastes. O volume massivo do objeto suspenso sob uma pequena garota imóvel”.

“Amor à segunda vista”. Foram as palavras escolhidas pelo curador Marcello Dantas para resumir a exposição. O especialista disse isso, pôs as criaturas da artista australiana, em um primeiro momento, podem causar repulsa, mas ao decorrer da analise acabam gerando uma empatia de quem vê. No início “Undivided” (indiviso) é uma obra composta por um garoto deitado e abraçado com um ser ‘diferente’. Ela traz uma aflição para quem observa, já que o público adulto em geral não é capaz de se entregar ao desconhecido. No entanto, ao fim da mostra “The Long Awaited” consegue despertar uma proximidade de quem observa, pois mostra um jovem menino com um ser desconhecido já idoso que deixam transparecer um carinho mútuo nas expressões.

Picinnini_LeoAversa-66.jpg
The Long Awaited

Durante toda a exposição, Patricia Piccinini busca sentimentalizar objetos inanimados, como a obra “The Lovers” (os amantes), que é composta por duas lambretas entrelaçadas, passando uma sensação de paixão entre elas. Além disso, funde características do seres humanos, animais e plantas, como na escultura “Metaflora” e “The coup”. Maria Lúcia (62), gostou bastante do que viu. “Eu entendi que ela quis despertar uma consciência no homem com relação ao animal mostrando diferenças entre as formas” completa a visitante satisfeita de ter conseguido desvendar a artista.

A exposição “ComCiência” mudou a visão da visitante Sara Junker (18), que disse que a mostra foi “muito interessante, porque ajuda encarar o diferente de uma forma não assustadora por meio da leveza das criaturas das obras”. As obras da artista australiana Patricia Piccinini, que conta com a curadoria de Marcello Dantas, ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 27 de junho, com visitação aberta das 9h às 21h, menos as terças, pois o espaço não funciona. A entrada é franca.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Beatriz Santos– 7° período

 

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Uma afinidade pelo desconhecido

Deixe um comentário