Busca pela cura espiritual

335252.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxCada um tem sua maneira de buscar uma cura pessoal, inspiração para compor um trabalho artístico, ou até mesmo para simplesmente conseguir ser feliz consigo mesmo. No caso da artista sérvia Marina Abramović, essa busca foi feita em uma jornada espiritual pelo Brasil, percorrendo mais de seis mil quilômetros pelo país.

O documentário “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil”, dirigido por Marco Del Fiol, mostra de perto as experiências vividas por Marina. A obra revela também uma cultura espiritual que, provavelmente, é desconhecida por muitos e desperta no espectador a curiosidade de saber mais sobre o assunto.

Durante a viagem, Marina procura encontrar “locais e pessoas de poder” e, para isso, ela visita diferentes comunidades espirituais – como o Vale do Amanhecer em Planaltina (DF) – e participa de diferentes rituais sagrados – como uma cerimônia xamânica. É curioso observar que, esses locais não são pontos turísticos, mas sim lugares afastados, talvez até escondidos dos olhos daqueles que desprezam o que não compreendem.

Por tentar mostrar a vivência íntima da artista durante a jornada, algumas cenas do documentário são bem fortes. Como, por exemplo, quando Marina experimenta ayahuasca – uma bebida sacramental produzida a partir da decocção de plantas nativas da floresta Amazônica – pela primeira vez. A reação do seu corpo à substância é acompanhada de perto pelas câmeras e passa uma sensação de aflição.

As cirurgias espirituais – que envolvem cortes e incisões – acompanhadas pela equipe, na Casa Dom Inácio de Loyola, são momentos que também vão deixar o espectador arrepiado. Entretanto, o objetivo do documentário não é se tornar um filme de suspense. Mas, talvez, inspirar a quem assite a buscar uma forma de sair do estado automático e anestesiado no qual o nosso corpo se encontra.


Nathalia Araújo – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s