Geral

Software facilita uso de painéis solares

Na quarta-feira, dia 4, ocorreu no auditório do campus Tijuca da UVA uma nova palestra do programa da quarta edição da SEELUVA (Semana de Engenharia Elétrica da Universidade Veiga de Almeida). Desta vez, o palestrante convidado foi Hans Rauschmayer, que apresentou aos participantes do evento o software alemão Solarize.

Este programa, ainda pouco conhecido no Brasil, tem assumido um papel importante no setor de energia solar nos últimos tempos, pois ele facilita o andamento de projetos para instalação de painéis solares, utilizando principalmente a técnica de modelagem em 3D.

IMG_20160503_205450-2Antes de mostrar o funcionamento do sistema propriamente dito, Hans destaca a importância da coleta e análise prévia dos dados climáticos da região em que se pretende instalar os módulos, e aproveitou para frisar que o Brasil ainda possui certa deficiência neste quesito. “O Brasil é um pouco carente sobre dados climáticos”, ele informa.

Rauschmayer explica que a pesquisa a respeito destas informações é necessária para que o software possa calcular o sombreamento médio ao longo do ano, além do sombreamento exato a cada hora, indicando, assim, quais são os locais mais adequados para a colocação das placas e a quantidade certa de módulos a serem utilizados, evitando, desta forma, gastos desnecessários.

Dada a explicação, Hans seguiu para a etapa que a maioria dos presentes estavam ansiosos para ver: a preparação do projeto em 3D. O demonstrou que a criação deste tipo de modelagem é bastante simples de ser feito através do Solarize; Rauschmayer também utilizou simulações com construções reais para tornar a assimilação do público mais fácil, além de dar a dica acerca do uso de imagens do Google Earth para a projeção destes modelos.

E, para finalizar, Hans deu mais especificações sobre o software, principalmente a respeito de como adquiri-lo.  Ele informou que, pelo menos, por enquanto o pacote só pode ser comprado diretamente da Europa por um preço equivalente a cinco mil reais – existe um valor mais baixo concedido para estudantes. Rauschmayer também informou que, por ora, o sistema só está disponível em inglês, alemão, espanhol e francês, mas o fabricante já autorizou a versão em português, a qual tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.


Daniel Deroza– 3º período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Software facilita uso de painéis solares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s