Em um dia onde Thiago Pereira confirmou o favoritismo e venceu a prova dos 200m Peito Masculino, Nicolas Oliveira e Thiago Teixeira Simon – ambos do exército brasileiro – roubaram a cena ao surpreender o público batendo o tempo necessário para participar dos Jogos Rio 2016. Já o único medalhista de ouro do Brasil, César Cielo, ficou na primeira fase, isto se deu por conta do atleta da Fiat/Minas preferir não se desgastar e focar na prova dos 50m Livre. Com a ausência da estrela, o nadador Marcelo Chierighini, do Pinheiros, foi o queridinho da torcida e conquistou uma medalha de ouro nos 100m Livre.

Mesmo com poucos estrangeiros na fase final, O australiano Santo Condorelli conquistou a 3ª posição na categoria de 100m Livre Masculino, mesma prova que teve Marcelo Chierighini em primeiro e Nicolas Nilo em segundo. Já entre as mulheres, a chinesa Shuang Li ganhou a medalha de ouro nos 200m Borboleta Feminino.

Ainda que tenha conquistado a vitória, a chinesa não conseguiu o Índice Olímpico e, consequentemente, nenhuma outra atleta da prova. Mesmo sem muito brilho, a disputa entre as mulheres só ficou interessante quando, na arquibancada, a “torcida particular” da campeã da Final B, Gabriela Adim, deu um show de euforia na reta final.
Falando em torcida, a competição contou com um número bem reduzido de apoiadores, isto se deu por conta do difícil acesso aos ingressos por parte do público. A CBDA não abriu a venda desses bilhetes e também não permitiu a entrada do grande público. Atitude oposta a tomada pela organização do evento-teste de Tiro Esportivo, em Deodoro.
Iago Moreira- 5º Período
Pingback: Em dia comemorativo, militares brasileiros dominam as águas |