Participe da notícia

O presente da morte

353865.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxO jovem Hugo Maltese (Cirillo Luna), morador da pequena cidade de Vale das Flores, é encontrado morto na cama com uma espada cravada no peito. Aparentemente, sem motivo algum. Indignado com a morte do irmão, Alberto Maltese (Thiago Rossetti) decide encontrar o assassino com a ajuda do delegado Pimentel (Marcos Caruso). Durante as investigações, outros assassinatos acontecem no local. Alberto e Pimentel descobrem, então, uma curiosa coincidência nos casos: todas as vítimas eram ruivas e, antes de morrer, receberam uma estranha encomenda contendo um escaravelho.

Baseado no livro de mesmo nome, O Escaravelho do Diabo consegue prender a atenção do espectador durante a trama. Além disso, o filme se desenrola de forma ágil – misturando suspense e humor – e com inserções de flashbacks que, ao final, explicam os motivos para a série de assassinatos e o significado do objeto. Entretanto, se no geral, a obra é interessante, quando analisada por partes, possui sequências fracas, com erros no roteiro e nas atuações. A história se desenvolve rapidamente, deixando o mistério um pouco de lado. Além disso, o personagem de Rossetti, diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, não passa a imagem de uma criança doente, mas sim mimada e irritante.

Aliás, tornar Alberto uma criança foi, talvez, uma das mudanças mais radicais em relação ao livro. Na obra de Lúcia Machado de Almeida, o personagem principal é um jovem estudante de medicina. O diretor Carlo Milani afirmou que a adaptação era “arriscada” e a alteração tornou certas passagens do filme um tanto quanto estranhas, como quando Alberto – aos 12 anos – pilota uma moto cruzando a cidade em uma das tentativas frustradas de pegar o assassino.

Por ser tratar de um livro muito popular, e obrigatório nas escolas brasileiras durante uma época, a adaptação de O Escaravelho do Diabo criou grandes expectativas nos fãs da obra literária, mas falhou ao entregar o produto final. Ainda assim, vale o bom entretenimento, especialmente para àqueles que ainda não leram o original.


Nathalia Araújo – 7° período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “O presente da morte

Deixe um comentário