Arte

Inspirado no cinema, Bruno Belo apresenta “Visão Fontana”

Em exibição na Galeria de Arte IBEU, “Visão Fontana” de Bruno Belo e com curadoria de Bruno Miguel, reúne um recorte da produção recente do artista. São trabalhos inéditos que se apropriam da imagem fotográfica e de narrativas do cinema. Essas apropriações derivam da ideia de “Cut-up”, uma técnica literária, na qual um texto é cortado e reorganizado para criar um novo.

Foxes_Hold_Their_Wedding_Processions_in_This_Weather_(acrílica,_óleo,_colorjet,_folha_de_ouro_e_lápis_sem_tela)

O artista usa esse procedimento para criar em seus quadros a ideia de colagem. Os olhos discordam – mas é tudo pintado. “Tudo respeita o tempo sacrificante necessário da pintura”, conta Bruno.

O nome da exposição deriva do poema “Canto do Ver” de Manoel de Barros: “O menino pegou um olhar de pássaro – Contraiu visão Fontana”. Se o garoto do poema passa a enxergar as coisas por igual, o trabalho de Bruno oferece mudanças de percepção e desconstrução de significados. “Não é para ilustrar a experiência, mas revelar a nova substância. ”

Para os amantes do cinema, a exibição reserva algumas surpresas. Os quadros, influenciados pela sétima arte, retratam cenas de filmes e podem ser reconhecidas pelos amantes de obras como “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” de Michel Gondry e “Stalker” de Tarkovski.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Nathalia Araújo- 7º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Inspirado no cinema, Bruno Belo apresenta “Visão Fontana”

Deixe um comentário