Arte

Combustão de ideias

Crédito Pedro Arante (4)
Artista plástico Dado Oliveira (Foto: Pedro Arante)

Nascido em Angra dos Reis, o artista plástico e músico Dado Oliveira de 38 anos é formado em Desenho Industrial e também trabalhou na área de design durante anos, até de descobrir sua paixão pelo desenho. “Eu estava em casa almoçando e a menos de 400 metros da minha casa havia barulho de metralhadoras, bombas e etc. Naquele momento comecei a pensar sobre as guerras que já tinham acontecido, desde então passei a pesquisar muito sobre o assunto”.

Dado deu início a desenhos em que usava carvão ao invés de tintas. As obras obtidas a partir da queima de artefatos pirotécnicos e pavio, em grandes telas de compensado naval. Tirando partido de algumas propriedades físicas da pólvora, como a velocidade e o calor, transportando propriedades para o movimento do corpo e aplica uma concentração de energia no seu contato com a superfície.

Reunindo 20 obras inéditas, o artista tem se dedicado ao seu projeto “Ignição”, em que passou cinco meses pesquisando sobre pólvora, carvão e outros componentes explosivos líquidos e sólidos. A inspiração veio através do conflito entre PMs e traficantes nas comunidades próximas de Santa Teresa.

Depois de muita pesquisa, Dado chegou à conclusão de que seus desenhos representam a energia e a explosão dos momentos. Cada obra é única e seu processo de criação é longo e feito com muito cuidado, especialmente as pinturas feitas com pólvora, onde primeiro faz um esboço e depois o incendeia. O artista assume que apesar da novidade e ousadia ao fazer as obras com pólvora, as que são feitas com carvão ainda são suas favoritas.

 A exposição “Ignição” estará disponível para o público até o dia 3 de abril na Galeria Ateliê, que fica na Rua Almirante Alexandrino, n°2185 em Santa Teresa.


Mariana Bahia – 5º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Combustão de ideias

Deixe um comentário