Choque de realidade

mundocaofotoO diretor Marcos Jorge acertou em cheio na hora de decidir o tom que a história do novo longa nacional, “Mundo Cão”, assumiria. A trama gira em torno de Santana (Babu Santana), funcionário do ‘Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo’ e responsável por recolher cães de rua. Na trama, o personagem principal encontra um enorme rottweiler que invadiu uma escola e precisa levar o animal para o Centro.

O problema começar quando ele descobre que segundo o protocolo do CCZ, qualquer animal que o dono não venha em buscar em até três dias deve ser sacrificado. Paulinho (Lázaro Ramos) é um famoso empresário de jogos e dono do cachorro. Revoltado com a execução do animal, ele decide se vingar do pobre funcionário.

A história é regada com uma constante tensão, fazendo com que o espectador não tire os olhos da tela e fique instigado em saber o que vai acontecer na cena seguinte. Todavia, a obra tem alguns alívios cómicos, como piadas sobre o governo e referências à filmes como ‘’Tropa de Elite’’. A história também fala sobre atitudes sociais. Como a lei contra a eutanásia de animais, sancionada, desde 2008, em SP e deixada de lado por muitos cidadãos.

O premiado diretor de fotografia Toca Seabra – que já trabalhou com Marcos Jorge em outras produções, como ‘’Estômago’’ de 2007 – explorou os enquadramentos mais abertos, com a finalidade de facilitar a ambientação do espectador. E deu certo, mesmo com as longas tomadas e dos inúmeros momentos de conflitos entre os personagens.

No geral, o filme tem tudo para ser bem aceito pelo público. Em especial para aqueles que já conhecem e admiram o trabalho do diretor Marcos Jorge, devido à repercussão internacional do longa ‘’Estômago’’. O roteiro é inteligente e espirituoso e, apesar da história se passar em 2007, as contestações contidas nos diálogos dos personagens e os problemas vividos por eles se encaixam perfeitamente nos dias de hoje.


Mariana Bahia – 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s