II Semana de História UVA

No início da semana foi realizado a “II Semana de História UVA”, com o tema “A Democracia e seus Reverses”. Ao longo X DIAS, atividades foram realizadas no campus Tijuca, na parte da manhã, tarde e noite. Os alunos participantes ganharam até 60 horas de AC, e tiveram a oportunidade de se aprofundar nas pautas tratadas no debate. Entre muitos debates, tópicos muito abordados foram as eleições, reações do povo e protestos.

Na edição anterior, eram apenas três dias com a disponibilidade de poucas salas. Este ano, os estudantes de História conseguiram o auditório para a semana inteira. Apesar das dificuldades que encontraram, toda a equipe envolvida trabalhou e transformaram a “II Semana de História” em um motivo de orgulho, pelo número de pessoas demonstraram interesse

História - Prof Alair Figueiredo

Prof. Alair Figueiredo

O evento já é um sucesso: há uma grande procura pelos minicursos, alunos de outras especialidades estão presentes e mostram muito interesse pelos debates promovidos durante as palestras. Embora o tema central seja Democracia, também houve espaço para discussões de outros temas como a legalização das drogas, o cristianismo, a igualdade de gêneros, entre outros.

Depois de muitas discussões ficou claro que a população brasileira, principalmente os jovens, mostram – em especial nos últimos anos – uma atitude com o objetivo de retomar o interesse político. Grandes discussões sobre o modo de governar o Brasil estão sempre sendo levantadas. São tantas opiniões desde a mais utópica e revolucionária, até mesmo alguns sistemas ditatoriais são apoiados pelo povo. Com inúmeros desapontamentos que o povo enfrenta – como a corrupção, mentiras dos políticos entre outros –, algumas pessoas lutam para manter a chama da esperança acesa.

Apoiador os movimentos sociais e inimigo da estagnação pública, o palestrante Daniel Abraão afirma que a democracia é um regime instável, sujeito a retrocessos e avanços. “Já a conquistamos (democracia), mas é preciso estar em alerta. Precisamos lutar para manter o que temos”, afirma o professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A organização entregou 200 panfletos opinativos para os ouvintes das palestras ocorridas durante a semana. Quando perguntados sobre a avaliação do evento, apenas uma pessoa classificou como “médio” e o restante respondeu com a melhor qualificação. O trabalho de divulgação começou com meses de antecedência e a “II Semana de História” já ultrapassou as expectativas dos organizadores. “Estamos deslumbrados com o sucesso”, afirma o secretário da organização, Vinícius Sena.


O sonho que virou realidade

História Banner 2Nessa segunda edição, as dificuldades enfrentadas pelos organizadores não foram tão grandes. O sucesso da edição anterior possibilitou um maior numero de apoiadores e a comissão organizadora está crescendo. Com o atual panorama político/econômico da sociedade brasileira, o tema escolhido ajudou na captação de contribuintes.

Esse projeto foi fruto de muito trabalho e dedicação por parte de duas ex-alunas, estudantes de graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Valquiria Velasco e Tatiana Sobral. A dupla sonhava em organizar, ou no mínimo participar, um evento de grande porte voltado para a história, porém esse desejo parecia muito distante, ninguém acreditava que de fato isso realmente seria possível, mas elas não desistiram e conseguiram o apoio do coordenador do curso, Paulo Sérgio.

Demonstrando otimismo Tatiana pede para que os alunos abracem esse projeto e deem continuidade a ele. O que a dupla mais queria era “trazer um pouco de noção do mundo acadêmico da história para fora dos muros da universidade, para todos os alunos”, conta Valquiria.


Yasmin Thomaz– 5º Período,
Ana Carolina Martins– 5º Período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s