“Paz não é uma entidade mágica que aparece e leva tranquilidade por onde passa, é resultado de diversos fatores, entre eles, da tolerância e do respeito às diferentes formas de pensamento”, diz Luciene Aragon, professora de comunicação, ao mencionar o tema do evento “Paz em Foco” ocorrido na Universidade Veiga de Almeida. Atividades interativas, distribuição de brindes e palestras fizeram parte da programação iniciada às 10h, cujo objetivo era estimular a solidariedade.

O semestre está acabando e após o encerramento das aulas disciplina Mundo Contemporâneo, a professora organizou o evento com base no conteúdo aplicado em sala de aula. “Trabalhamos com os fatos marcantes de cada década, como boicotes e ataques terroristas, os relacionamos à comunicação e aos jogos olímpicos. O evento se baseia no conhecimento adquirido nesse semestre”, afirma Luciene.

Professora Luciene Aragon e alunos

A árvore dos desejos, uma das atividades realizadas, consistia em escrever uma mensagem negativa em um papel e receber outra positiva. Ao termino do procedimento o participante podia escolher um brinde. Flores, bombons, pirulitos e livros sagrados da Kabbalah eram as opções. Ao mesmo tempo, depoimentos dos participantes – a respeito da solidariedade – foram gravados.

Completando a primeira parte do evento, painéis foram expostos – com informações em relação aos eventos olímpicos – e alunos se reuniram para encenar uma peça de teatro cego, sobre o massacre de Munique em 72. Brincadeiras como pescaria e dardo do amor também ocorreram. “Depois que o participante conseguisse o peixe, responderia uma pergunta concorrendo a um dos prêmios. Já no jogo do dardo, duas pessoas atiravam, e o que caísse para uma, a outra deveria fazer”, relata Bernardo Morais, aluno de comunicação.

palestrantesUma palestra sobre a Kabbalah fechou o dia. Trata-se de uma filosofia milenar na qual busca explicar o funcionamento do mundo. Segundo o pensamento, o objetivo do ser humano é alcançar elementos intangíveis, como a felicidade, amor e sucesso. “Na verdade, não queremos o dinheiro, mas o que ele nos proporciona. Então o qual seria o nosso objetivo de vida? ”, indaga Shoshan Yehuda.

O Kabbalah ensina as “regras da vida”, mostrando que o homem vive em um momento de transformação e evolução. Portanto, é preciso saber lidar com todos os problemas e aceitá-los independente da circunstancia. “Quando experimentamos uma fruta amarga que não está pronta para ser consumida, entendemos porque ela tem gosto ruim e aceitamos, por isso, todos nós podemos realizar coisas negativas, mas no final, deve se transformar em algo bom”, afirma o palestrante.

alunos organizadores

As atividades lúdicas chamaram atenção dos alunos, que interagiam e se divertiam com todos os espaços montados. “Me sinto recompensado de estar participando desse projeto e ver que estou podendo ajudar outras pessoas de uma forma direta ou indireta, seja por meio de uma frase positiva, ou presenteando alguém”, relata Bernardo.


Luiza Esteves- 4ºPeríodo
Natália Vieira- 2º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Paz em foco

Deixe um comentário