“Paz não é uma entidade mágica que aparece e leva tranquilidade por onde passa, é resultado de diversos fatores, entre eles, da tolerância e do respeito às diferentes formas de pensamento”, diz Luciene Aragon, professora de comunicação, ao mencionar o tema do evento “Paz em Foco” ocorrido na Universidade Veiga de Almeida. Atividades interativas, distribuição de brindes e palestras fizeram parte da programação iniciada às 10h, cujo objetivo era estimular a solidariedade.
O semestre está acabando e após o encerramento das aulas disciplina Mundo Contemporâneo, a professora organizou o evento com base no conteúdo aplicado em sala de aula. “Trabalhamos com os fatos marcantes de cada década, como boicotes e ataques terroristas, os relacionamos à comunicação e aos jogos olímpicos. O evento se baseia no conhecimento adquirido nesse semestre”, afirma Luciene.

A árvore dos desejos, uma das atividades realizadas, consistia em escrever uma mensagem negativa em um papel e receber outra positiva. Ao termino do procedimento o participante podia escolher um brinde. Flores, bombons, pirulitos e livros sagrados da Kabbalah eram as opções. Ao mesmo tempo, depoimentos dos participantes – a respeito da solidariedade – foram gravados.
Completando a primeira parte do evento, painéis foram expostos – com informações em relação aos eventos olímpicos – e alunos se reuniram para encenar uma peça de teatro cego, sobre o massacre de Munique em 72. Brincadeiras como pescaria e dardo do amor também ocorreram. “Depois que o participante conseguisse o peixe, responderia uma pergunta concorrendo a um dos prêmios. Já no jogo do dardo, duas pessoas atiravam, e o que caísse para uma, a outra deveria fazer”, relata Bernardo Morais, aluno de comunicação.
Uma palestra sobre a Kabbalah fechou o dia. Trata-se de uma filosofia milenar na qual busca explicar o funcionamento do mundo. Segundo o pensamento, o objetivo do ser humano é alcançar elementos intangíveis, como a felicidade, amor e sucesso. “Na verdade, não queremos o dinheiro, mas o que ele nos proporciona. Então o qual seria o nosso objetivo de vida? ”, indaga Shoshan Yehuda.
O Kabbalah ensina as “regras da vida”, mostrando que o homem vive em um momento de transformação e evolução. Portanto, é preciso saber lidar com todos os problemas e aceitá-los independente da circunstancia. “Quando experimentamos uma fruta amarga que não está pronta para ser consumida, entendemos porque ela tem gosto ruim e aceitamos, por isso, todos nós podemos realizar coisas negativas, mas no final, deve se transformar em algo bom”, afirma o palestrante.

As atividades lúdicas chamaram atenção dos alunos, que interagiam e se divertiam com todos os espaços montados. “Me sinto recompensado de estar participando desse projeto e ver que estou podendo ajudar outras pessoas de uma forma direta ou indireta, seja por meio de uma frase positiva, ou presenteando alguém”, relata Bernardo.
Luiza Esteves- 4ºPeríodo
Natália Vieira- 2º Período
0 comentário em “Paz em foco”