Arte Geral Participe da notícia

A um click da arte

Fotografar é ir muito além de uma simples imagem. É registrar, com detalhes, as expressões que se deseja emitir, afinal a fotografia também é uma maneira de se comunicar. Por isso, os alunos de comunicação social da Universidade Veiga de Almeida, em conjunto com o professor de fotografia Altayr Derossi, organizaram o Terceiro Encontro de Fotografia, no campus Tijuca.

O evento cujo tema foi “O Novo Olhar Digital” aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro. Ao todo, foram cerca de 40 alunos envolvidos no projeto que teve três palestras e 12 oficinas. Em uma premiação paralela, 10 participantes foram premiados por postarem as melhores fotos de arte de rua nas respectivas redes sociais.

Mural de fotografias

“Fotografia X mídia digital: Avanços e complicações do meio “ foi o tema da primeira palestra, que aconteceu na quinta, pela manhã, e contou com a presença de Gustavo Paixão (especialista em moda), Bruno Itan (fotografa o complexo do alemão), e Mariana Pêgas (professora da Sociedade Fluminense de Fotografia). Entretanto, dar o ‘click’ não é tão simples assim, por isso Mariana falou sobre o “direito autoral versus direito de imagem”.

“O direito da imagem está muito ligado com a privacidade da pessoa. Não é por que tal pessoa é pública que ela pode ser fotografada. E quando há processo, leva-se em consideração a legenda também, se ela foi pejorativa e denegriu a imagem da pessoa”, explica a fotógrafa.

Todavia, o direito autoral é do fotógrafo; protege a criação, a obra. Quem clica, nem sempre é o proprietário da foto. Para Mariana, o dono é quem pensou na imagem e configurou a câmera. No final da palestra, a especialista passou um conselho para quem está ingressando no mercado: “Por mais que existam leis, o importante é ter o bom senso. Sejam éticos para evitar problemas”.

O professor Altayr, que estava à frente do evento, disse que é muito gratificante proporcionar esse tipo de debate entre os alunos. “A manhã foi muito proveitosa. Os alunos estavam empenhados e dedicados, os palestrantes sensacionais, cada um com a sua visão sobre a fotografia. A expectativa foi enorme, e eu espero que todos possam compartilhar dessa felicidade conosco” diz o fotografo.

Além das palestras, o evento contou com oficinas, realizadas nas salas da Universidade durante toda a tarde de quint. Nelas, os alunos tiraram tiveram a oportunidade de tirar dúvidas teóricas e práticas, e ainda aprender novas técnicas, com profissionais especializados em diversas áreas da fotografia. Ao total 12 oficinas foram realizadas, cada uma com um tema especifico.

mostra de câmeras
Exposição de câmeras

Assim como no exemplo da oficina de “Direção Fotográfica”, ministrada por Luciana Monteiro, formada em jornalismo pela UNICARIOCA e em fotografia pelo SENAC. No Workshop, Luciana explicou para os alunos que para ser um bom fotografo é preciso ter um olhar diferenciado. “O bom fotógrafo tem que ter um olhar inquieto para sair da mesmice. Tem que ser sensível a tudo e conseguir ir além da técnica”, comenta a especialista, que completa falando que dentro do oficio, três pontos são fundamentais para um bom fotógrafo: sensibilidade, percepção e conexão.

Reynaldo Peixoto comandou a oficina de “Fotografia de Eventos”. O fotografo cursa publicidade e trabalha fotografando eventos, especificamente festas de casamentos. Durante a apresentação, ele mostrou alguns trabalhos feitos por ele e acrescenta dizendo que sem uma boa equipe, não é possível obter bons resultados. “É preciso ter uma equipe, e a organização dessa equipe é fundamental para o trabalho”, diz o aluno.

Ainda na oficina de Reynaldo, duas câmeras de seu acervo foram disponibilizadas para que os alunos pudessem ver as diferenças de cada uma, praticar e tirar as dúvidas dos mesmos. Ele finalizou a aula falando do amor que sente pela profissão. “Técnica é importante, equipamento é importante, mas a emoção é o que mais importa. Eu não costumo passar o valor do trabalho, mas o amor que sinto em fotografar”, finaliza o fotografo.

Já no segundo dia, Marcos Vaz e Cláudio Marques, criadores do Instasamurai (consultoria de marketing digital para Instagram) participaram do evento, comentando sobre as experiências profissionais. “No início começamos com uma câmera de celular muito ruim, e postávamos fotos que não eram tão boas. Mas, com o passar do tempo fomos melhorando, compramos equipamentos, aprendemos a usar programas que valorizassem as nossas fotos, e fomos reconhecidos pelo nosso trabalho. Hoje, recebemos contratos de empresas para divulgação de marcas”, conta Marcos.

Cláudio Marques e Marcos Vaz
Cláudio Marques e Marcos Vaz

Os palestrantes finalizaram o evento dando algumas dicas preciosas para os participantes. “De início ter é necessário ter uma câmera que tire fotos com boa qualidade; ter o perfil do Facebook atrelado ao Instagram para que as fotos sejam divulgadas; usar programas que valorizem suas fotos, porque você está vendendo imagem; nunca deixar seu perfil no privado, caso apareça alguma proposta, o contato será por ali; criar uma hashtag que seja bem específica para que te encontre mais rápido e por fim usar estratégias corretas para ter sucesso nos negócios”, finaliza os instagramers (nome dado aos profissionais da rede social).

O organizado Altayr Dorossi, ficou satisfeito com o avanço do Encontro e fechou o evento dando um depoimento. “Fico muito feliz por vocês estarem aqui, participado destas palestras e oficinas, que colaboram para o crescimento profissional de cada um, e tratando de assuntos que estão presente na vida de vocês”, finaliza o professor.

Brindes
Brindes e doces foram distribuídos para o público.

A data do “IV Quarto Encontro de Fotografia” já foi divulgado e acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2016, no auditório da UVA.


Raquel Maia- 6º Período
Debora Rabelo- 6º Período
Nathália Campos- 4º Período
Bruna Mandarino- 8º Período
Natália Nunes- 2º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A um click da arte

Deixe um comentário