Cultura Diversidade Humana Entretenimento Participe da notícia

Bunka-Sai: A cultura japonesa em uma cidade carioca

Durante duas semanas, um pedaço do Japão pode ser visto em Petrópolis. A Prefeitura da cidade, por meio da Fundação de Cultura e Turismo em parceria a Assossiação Nikkei apresentou o festival de cultural japonesa. O Bunka-Sai, como é chamado, foi do dia 6 ao 9 de agosto trazendo apresentações de grupos de Cosplay, o CosFun, até a apresentação de animações do Hayao Myiasaki, no Centro Cultural Raul de Leoni. Depois disso, se estendeu apenas como a Semana da Cultura do Japão ocorrida na Casa Cláudio de Souza, ligada ao Museu Imperial em Petrópolis, do dia 11 ao 15 de agosto com palestras, workshops e oficinas gratuitas.

jizGnFI7nesc0T4dCLo8o2MSG179mwRv1OvzFlgPvfI

O objetivo principal do evento é mostrar como a nossa atual cultura brasileira é uma miscigenação de várias outras, incluindo até mesmo a japonesa com os seus imigrantes que vieram refugiados da segunda guerra mundial. A Associação Nikkei do Rio de Janeiro, principal organizadora do evento, foi fundada em 1972 e com o passar dos anos, foi crescendo e se adaptando aos costumes e preceitos brasileiros, mas seus propósitos continuaram sendo o de promover a cultura do país oriental, divulgar os costumes e tradições do Japão e fazer o intercâmbio entre os países amigos.

“Atualmente a Assossiação Nikkei dá um apoio, mas quem faz a maior parte da organização é a Prefeitura de Petrópolis,” explicou Kathia Yamamoto, que da aulas de origamis. “A receptividade tem sido muito boa, tanto que desde 2008 temos feito todos os anos. E cada vez vem aumentando cada vez mais.” Completou a professora. O evento principal, o Bunka-Saiu foi realizado no Palácio de Cristal, trazendo todo o tipo de idades, dos mais jovens que corriam pelos gramados do palácio, aos mais velhos que estavam para apreciar a comida típica do Japão até as apresentações do grupo CosFun ou do Coral Cant’Vox e outros.

A continuação do evento, ocorrida na Casa Cláudio e Souza, atraiu a atenção de um público mais velho, que apreciou a oficina de kirigami e o concerto de violinos imperiais do Centro de Artes Suzuki. Este foi o terceiro ano consecutivo que a instituição recebeu a Semana da Cultura do Japão. O titular da casa, escritor e teatrólogo Cláudio de Souza era conhecido por ser um grande admirador do Japão, tendo até mesmo narrado as suas viagens ao país no livro Impressões do japão. O mesmo foi, ainda, fundador do Instituto Brasileiro de Cultura Japonesa.ReEwDjsWygoOQ4UoV9BMHZ5-ACbUpa2apOX1nBJfxGE

Um dos grandes focos deste anos, foi o 3° Festival de Haicai de Petrópolis, que enfoca um tipo de composição poética específica surgida no Japão no século XVII, o mesmo sendo realizado entre a parceria da Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni e a Academia Petropolitana de Educação. “A nossa comunidade é muito pequena, mas com a ajuda de brasileiros simpatizantes da cultura japonesa que fazem parte da assossiação, conseguimos criar eventos como esse.” Michiko Ami, um dos organizadores do evento.

KI36XmGM3vE8Zn4EX_UxoQm7VRypfmW08zCwt3kP1o4O evento se encerrou com mais uma apresentação do grupo Coral Cant’Vox do Centro de Artes Suzuki, às 16:30 do sábado (15), conseguindo encantar e emocionar descendentes de japoneses. “Apenas posso agradecer a todos que fazem essa história japonesa acontecer em Petrópolis. Principalmente a Rosângela [coordenadora da Casa Cláudio e Souza] que vem nos acolhendo aqui há três anos.” Disse José Carlos Seabra, um dos organizadores do evento. “E que cada vez mais trás e anima pessoas, divulgando essa cultura tão bela e que encanta tanto os brasileiros.” Além do Bunka-sai e a Bauerfest, Petrópolis continua tentando preservar as culturas que vieram imigrantes para o Brasil com diversos festivais celebrando vários povos.

Por: Junno Sena

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Bunka-Sai: A cultura japonesa em uma cidade carioca

Deixe um comentário