Na manhã desta quarta-feira (27), inúmeros alunos do curso de Letras da Universidade Veiga de Almeida se acomodaram no auditório do Campus Tijuca, entre 10h e 11h20, para assistirem à “Hora da Estrela”. Baseada nos trabalhos de Clarice Lispector, da segunda geração modernista, a peça, interpretada pelo Palco Literário, retrata a rotina da alagoana Macabeia, uma datilógrafa de 19 anos que é muito ridicularizada pelo seu jeito de agir na sociedade.

Na abertura, Rodrigo SM, o narrador, contou ao público um pouco sobre a vida da moça, que sobrevive na Praça Mauá, no Centro do Rio. Durante a encenação, calouros e veteranos deram espaços ao riso ao verem as atitudes da protagonista, que em casa, fazia perguntas fora do comum ao pretendente Olímpico, um futuro deputado que com o tempo afirma sentir paixão por Glória, que ao receber conselhos da cartomante Carlota, rouba o namorado da colega.
Antes da apresentação, a atriz que viveu Macabeia, Bruna Scavuzzi, disse que enxerga a personagem como uma menina inocente e vítima desse mundo. “As pessoas com essa mesma idade já trabalham e estudam, enquanto ela mostra outro ritmo e isso a afeta bastante”.

Para Pedro Ruggiero, um dos representantes do Palco, a empresa que desde outubro de 2013 transforma obras em teatro e as levam às demais instituições, o objetivo da ficção na UVA é fazer com que os universitários eliminem as barreiras com a literatura no momento dos estudos. “É interessante, pois quebra o preconceito que os estudantes tem com relação ao livro”, comenta.
Bruna Seda, do 5° período, explica que teve o primeiro contato com Clarice quando ainda cursava a oitava série. Na época, não gostou do estilo da escritora, mas agora, na faculdade, percebeu diferenças. “Me envolvi com a trama e fiquei encantada com a agonia de Rodrigo pela jovem”.
No final, a professora Cristina Prates fala que o espetáculo foi uma belíssima adaptação do conto, o último da autora. “É uma boa história. Consegue mesclar a subjetividade, a existencial idade com questões sociais dessa nordestina que os brasileiros precisam conhecer”.
Por: Thamyres Vieira e Cassiane Lima
0 comentário em “Palco Literário da Vida à Obra de Clarice Lispector”