Geral Participe da notícia Teatro

Palco Literário da Vida à Obra de Clarice Lispector

Na manhã desta quarta-feira (27), inúmeros alunos do curso de Letras da Universidade Veiga de Almeida se acomodaram no auditório do Campus Tijuca, entre 10h e 11h20, para assistirem à “Hora da Estrela”. Baseada nos trabalhos de Clarice Lispector, da segunda geração modernista, a peça, interpretada pelo Palco Literário, retrata a rotina da alagoana Macabeia, uma datilógrafa de 19 anos que é muito ridicularizada pelo seu jeito de agir na sociedade.

Atores em cena
Atores em cena

Na abertura, Rodrigo SM, o narrador, contou ao público um pouco sobre a vida da moça, que sobrevive na Praça Mauá, no Centro do Rio. Durante a encenação, calouros e veteranos deram espaços ao riso ao verem as atitudes da protagonista, que em casa, fazia perguntas fora do comum ao pretendente Olímpico, um futuro deputado que com o tempo afirma sentir paixão por Glória, que ao receber conselhos da cartomante Carlota, rouba o namorado da colega.

Antes da apresentação, a atriz que viveu Macabeia, Bruna Scavuzzi, disse que enxerga a personagem como uma menina inocente e vítima desse mundo. “As pessoas com essa mesma idade já trabalham e estudam, enquanto ela mostra outro ritmo e isso a afeta bastante”.

elenco de
Elenco de “A Hora da Estrela”

Para Pedro Ruggiero, um dos representantes do Palco, a empresa que desde outubro de 2013 transforma obras em teatro e as levam às demais instituições, o objetivo da ficção na UVA é fazer com que os universitários eliminem as barreiras com a literatura no momento dos estudos. “É interessante, pois quebra o preconceito que os estudantes tem com relação ao livro”, comenta.

Bruna Seda, do 5° período, explica que teve o primeiro contato com Clarice quando ainda cursava a oitava série. Na época, não gostou do estilo da escritora, mas agora, na faculdade, percebeu diferenças. “Me envolvi com a trama e fiquei encantada com a agonia de Rodrigo pela jovem”.

No final, a professora Cristina Prates fala que o espetáculo foi uma belíssima adaptação do conto, o último da autora. “É uma boa história. Consegue mesclar a subjetividade, a existencial idade com questões sociais dessa nordestina que os brasileiros precisam conhecer”.

Por: Thamyres Vieira e Cassiane Lima

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Palco Literário da Vida à Obra de Clarice Lispector

Deixe um comentário