Saúde

Atividade física ajuda no combate a depressão

Praticar exercícios físicos é um fator positivo e eficaz no auxílio a pacientes diagnosticados com distúrbio emocional. Um estudo da Universidade Duke, nos EUA, analisou o exercício como uma alternativa no tratamento e também constatou que a prática de exercícios foi tão eficaz quanto a medicação em reduzir a depressão em pacientes com a doença moderada a grave.

“A atividade física me salvou” (Sofia Gaigher) (foto: arquivo pessoal)

A pesquisa avaliou ainda que os exercícios estimulam a produção de serotonina, uma substância química cerebral que é ligada ao humor e que foi fundamental na vida da cuidadora Andréia Oliveira, 34 anos. “Depois que eu comecei a praticar atividade física fiquei mais disposta e bem humorada”. Após se exercitar, o corpo tem uma sensação agradável que alivia o estresse. O fato de levar uma vida saudável melhora o humor, a autoconfiança e a autoestima.

A ciência ainda não definiu completamente os recursos que fazem da atividade física uma boa arma contra a depressão. Mas vários estudos indicam que aliar movimentos físicos no combate a doença é satisfatório. Como no caso da professora, Sofia Gaigher, 40 anos, que encontrou na caminhada a resposta para sair da depressão ocasionada pelo término de seu casamento. “Eu comecei a fazer caminhada diariamente e o resultado foi a perda de peso, com isso recuperei minha auto estima”. Portanto manter o corpo em atividade pode ser o um dos melhores tratamentos no combate a depressão fazendo bem para o corpo e a mente.

Ouça um trecho da entrevista com a professora Sofia Gaigher:

Fábio Baeta – Jornalismo Digital – 6º período

0 comentário em “Atividade física ajuda no combate a depressão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s