Ônibus que liga Tijuca à Barra agrada usuários, mas permanência é incerta

Linha experimental de trajeto Praça Afonso Pena – Passarela da Barra está em fase final de avaliação da Prefeitura do Rio de Janeiro que decidirá possível efetivação

Ponto final da LECD 6 na Tijuca fica na Praça Afonso Pena e é para dois carros (Foto: David Nascimento)

Ponto final da LECD 6 na Tijuca fica na Praça Afonso Pena e é para dois carros (Foto: David Nascimento)

A linha de ônibus experimental LECD 6, que liga a Tijuca à Barra da Tijuca, passando pelo Alto da Boa Vista, agradou os usuários que precisam desta ligação para ir da Zona Norte à Zona Oeste do Rio de Janeiro diariamente, com a possibilidade de integração pelo Bilhete Único Carioca. Porém, a permanência dela nas ruas ainda é incerta.

Em circulação desde o dia 12 de setembro, a viabilidade dela está em fase final de avaliação pela Secretaria Municipal de Transportes. Os técnicos da Prefeitura devem dar o parecer sobre esta linha até o próximo dia 12, podendo prorrogar os estudos por mais 60 dias para definir o futuro da linha com trajeto Praça Afonso Pena – Passarela da Barra: se o ônibus continuará de forma definitiva ganhando um número ou se será retirado de circulação.

A intenção da Prefeitura do Rio de Janeiro na criação desta nova linha foi a de desafogar as linhas já existentes que seguem pela Tijuca para a Barra da Tijuca passando pelo Alto da Boa Vista, como as de número 301, 302 e 345. Todas, inclusive a linha experimental, fazem parte do Consórcio Transcarioca e são operadas pela Auto Viação Tijuca. A frota da LECD 6 é composta por sete carros pequenos, com apenas motorista, e circula entre 5h e 21h, único ponto de reclamação por parte dos usuários.

“Foi a melhor coisa que a Prefeitura já fez até hoje no transporte público de nossa cidade. O intervalo de espera no ponto de ônibus diminuiu bastante, agora está dando para ir até a minha faculdade sentado nos horários de pico, antes era certo de ir em pé. O único porém que dou para esta linha é o horário de circulação, deveria ir até um pouco mais tarde, visando pegar a maior parte dos trabalhadores no fim de expediente. Torço para que a linha seja aprovada e continue a circular, deixando de ser apenas experimental”, afirma Vitor Rosa, 27 anos, estudante de biologia da unidade Tijuca da Universidade Veiga de Almeida, localizada próxima ao ponto final da LECD 6.

O trajeto da LECD 6 é o mesmo da linha de vans que passa pelo Alto da Boa Vista (confira abaixo as ruas em que o ônibus passa quando está saindo da Praça Afonso Pena e da Passarela da Barra). O valor da passagem nas vans, porém, é R$ 0,25 menor do que o do ônibus por conta de aceitar apenas dinheiro em espécie já que a região ainda não integra o projeto de licitação da Prefeitura do Rio de Janeiro para o transporte alternativo. Mesmo com isto, quem necessita fazer este trajeto está optando pelo ônibus por conta de poder utilizar o cartão de vale-transporte Rio Card.

“Não tenho nada contra as vans, muito pelo contrário, mas os ônibus dão maior segurança ao passageiro. E um fato que conta bastante é o de que o Rio Card não é aceito nas vans e sim nos ônibus, não precisando assim gastar dinheiro em espécie. Estou utilizando esta linha experimental quase todos os dias e fico na torcida para que ela não acabe”, diz o vendedor Roberto de Souza, de 56 anos.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro para saber as questões sobre o estudo dos técnicos pela viabilidade da linha experimental LECD 6, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

> Confira abaixo o trajeto da linha experimental LECD 6:

SAÍDA PRAÇA AFONSO PENA:

Praça Castilho França / Rua Doutor Satamini / Avenida Heitor Beltrão / Praça Saens Peña / Rua Conde de Bonfim / Avenida Édson Passos / Praça Afonso Viseu / Rua Boa Vista / Estrada das Furnas / Estrada da Barra da Tijuca / Ponte Nova / Praça Euvaldo Lodi (Passarela da Barra)

SAÍDA PASSARELA DA BARRA:

Praça Euvaldo Lodi (Passarela da Barra) / Ponte Velha / Estrada da Barra da Tijuca / Praça Desembargador Araújo Jorge / Rua Einstein / Avenida Vitor Konder / Estrada da Barra da Tijuca / Estrada das Furnas / Rua Boa Vista / Praça Afonso Viseu / Avenida Édson Passos / Rua Conde de Bonfim / Praça Saens Peña / Rua Conde de Bonfim / Largo da Segunda-Feira / Rua Haddock Lobo / Rua Professor Gabizo / Rua Silva Ramos / Rua Gonçalves Crespo / Rua Afonso Peña / Praça Castilho França

Por David Nascimento – Jornalismo Digital – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s