Sociedade

Nova campanha contra o tabagismo

Cigarro“Este produto intoxica a mãe e o bebê, causando parto prematuro e morte”. Essa é uma das frases integrantes da nova campanha do Ministério da Saúde para o combate do tabagismo, com uma série de imagens a serem impressas em maços de cigarros.

A nova série de imagens é ainda mais forte que as fotos usadas em 2001, quando o Brasil se tornou o segundo país, atrás apenas do Canadá, a adotar advertências diretas contra os fumantes, impressas no próprio produto. As novas imagens foram selecionadas a partir de uma pesquisa entre jovens realizada pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por algumas universidades. Entre as imagens que passarão a ser exibidas nos maços de cigarros e charutos do país está uma foto de um corpo após uma autópsia, deitado na mesa de um necrotério, por exemplo. Outra foto é a de um feto morto dentro de um cinzeiro, rodeado de cigarros.

A campanha mostra o outro lado do vício, a parte que a indústria tenta esconder; Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca o fumante introduz voluntariamente em seu organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, para aqueles que se assustaram e querem deixar o vício, o Inca dispõe de uma equipe composta por médicos, psicólogos, pneumologistas e outros profissionais, que auxiliam o tratamento de quem quiser deixar o cigarro e precisa de apoio, o Inca estima que se as pessoas deixassem de fumar, haveria uma redução imediata de 30% nas mortes de câncer de pulmão.

O empresário Carlos Plastina, de 45 anos, conta os desafios da tentativa de deixar o cigarro. “Fumo a mais de 30 anos já tentei parar diversas vezes e sempre retorno ao vício, iniciei tratamentos com remédios, adesivos e filtros, mas não consigo parar. Vou procurar o programa de tratamento oferecido pelo Inca e espero conseguir me livrar desse entrave para uma vida saudável”, afirma.

Natan Paroli • 6º Período • Jornalismo Digital

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Nova campanha contra o tabagismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s