Entrevistas

Ele sempre está um passo a frente

O pioneirismo é sua marca. Depois de apresentador do primeiro programa de notícias em FM, o “Panorama Brasil” e apresentador do primeiro programa sobre ecologia da TV brasileira, o “Baleia Verde”, Sidney Rezende faz história também na Internet. Em 2006, lançou seu site, o “SRZD” e tornou-se o primeiro jornalista da TV Globo a ter um espaço próprio na web.

Com mais de vinte anos de estrada, ele não pára de inovar e, no fim deste ano, promete lançar uma rádio online no SRZD. “A idéia é agradar diferentes públicos, como ter um talk show para jovens e uma estação de notícias e músicas flash back para adultos. A previsão é de que em outubro ou novembro, ela esteja no ar”, conta empolgado. Sidney é âncora do CBN Rio, da Rádio CBN, e apresentador do programa Conta-Corrente, da Globonews.

AgênciaUva – Como surgiu a idéia de construir um site jornalístico próprio?
Sidney Rezende – Desde o início da minha carreira atuo em rádio. A TV aparece em um segundo momento, mas como algo paralelo. Então comecei a perceber o crescimento e a popularidade da Internet, quando meu filho, Francisco Rezende, sugeriu que eu deveria estar presente também no meio virtual. Dois anos antes do lançamento da página, quando levei a idéia a Globo, a atuação na Internet era mais tímida, não existiam grandes sites como o G1. Em 23 de maio de 2006 foi o lançamento da página. Eu era o único profissional da empresa que possuía site próprio.

AgênciaUva –  O objetivo inicial era a construção de um portal?
SR –  O SRZD nasceu site de informação, não queríamos um Blog, já era composto por várias editorias e parecido com o que é hoje, mas um pouco menor. A perspectiva inicial era de que em cinco anos virasse portal, no entanto, este ano, quando completou dois anos, virou portal. Quando começamos vibrávamos quando cem pessoas acessavam, a média de agosto deste ano foi de 380 mil leitores e a cada mês superamos a meta do mês anterior.

AgênciaUva – A credibilidade do Portal está associado a sua imagem. Você o considera referência como veículo de comunicação?
SR –  Acredito que referência não, mas uma produção particular. O SRZD não é um grande portal com milhões de acessos, mas conseguimos bater níveis de audiência. Nossa meta mais próxima é chegar a um milhão. Trabalho com uma equipe de 27 pessoas envolvidas diretamente com a página, um grupo mesclado de jovens e experientes jornalistas que consegue bater audiência e fazer do site sucesso. Nosso foco principal é o Rio, começamos a nos voltar para o Brasil.

AgênciaUva – Qual a linha editorial do portal?
SR – Nossa linha editorial é um olhar diferente do repórter sobre a notícia. Nosso repórter tem de buscar um outro olhar sobre o fato, uma outra perspectiva. Estou sempre aberto a novas idéias, não temos burocracia, qualquer um da equipe pode conversar comigo e dar sua contribuição.

AgênciaUva – Você trabalha em veículos que visam transmitir a notícia de forma instantânea. Qual veículo considera que atinge melhor esse objetivo?
SR – Analisando cada veículo, acho que em primeiro lugar está o rádio, pela facilidade e porque está disponível ao grande público. Depois viria a Internet, apesar de não ser democrática, não estar acessível a todos. Em terceiro a TV, por causa de todo o processo envolvido, equipamentos necessário, é mais complicado. Bem diferente do rádio, que com apenas um celular podemos falar com o ouvinte.

AgênciaUva – Como estabelece o limite entre informação e opinião?
SR – Não tenho medo de opinião. Mas o editorial não pode se confundir com a opinião de quem escreve, pois isso confunde o leitor. É bom que o repórter opine, mas nosso critério é que diante de uma matéria opinativa, o repórter assine. Vemos a opinião com naturalidade.

AgênciaUva – Hoje espera-se que o jornalista seja um profissional multifuncional. Como você lida com a diferença de linguagem?
SR – Cada veículo tem sua própria linguagem. Apesar da Internet ser uma produção de redação, sempre estive próximo ao audiovisual. Acredito que a TV e o rádio se completam. Um profissional de rádio tem facilidade em fazer TV.

AgênciaUva – Como você analisa a produção de conteúdo na Web?
SR – A Internet criou o imigrante digital e o nativo digitou. Eu sou um imigrante, tive que me adaptar a tecnologia. Acho que mesmo que essa produção exija textos mais curtos, atrativos visuais como foto e sites bem elaborados para atrair leitor, a internet consegue dar profundidade ao texto. No SRZD, você encontra repórteres com análise profunda.

AgênciaUva – Cite matérias que tiveram grande repercussão entre os internautas. 
SR – Uma série marcante realizada pelo nosso site foi sobre a situação dos ex-funcionários da Varig, que até aquele momento não haviam recebido nenhuma assistência. Fomos o primeiro veículo a dar importância a este assunto, a ponto da justiça dar resposta às questões levantadas pelas matérias. A editoria “Carnavalesco” é a N° 1 em audiência, é a mais lida do site. Realizamos cobertura sobre carnaval o ano inteiro. Não imaginava que havia tanta gente que gostasse de carnaval e se interessasse o ano todo.

AgênciaUva – O que aconselharia a um recém-formado?
SR –  Leitura. Ler tudo o que puder, pois quanto mais conhecimento, mais difícil é cair em declarações mentirosas, sugerimos melhores pautas. O domínio técnico deve estar em segundo plano. Caso tenha dificuldade em alguma área, supere os medos na faculdade.

Carla Delecrode (carladelecrode@gmail.com) • 6º período • Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Ele sempre está um passo a frente

Deixe um comentário